Como o jejum intermitente afeta a saúde bucal
No jejum intermitente, as pessoas têm uma prática alimentar diferente da habitual: elas alternam entre períodos de jejum e de alimentação. Ou seja, o foco não é no tanto que comem, mas, sim, quando se alimentam. E isto porque estão buscando melhorias na saúde metabólica, incluindo a perda de peso e a longevidade, pois neste tipo de prática o corpo se utiliza das reservas de gordura e acaba melhorando alguns processos físicos. Porém, o jejum intermitente também tem efeito significativo em outras partes do corpo: enquanto o foco fica na perda de peso, a boca perde espaço na discussão, mesmo sendo uma das áreas mais afetadas com a dieta. Isso porque a falta de comida e de água por muito tempo atinge o metabolismo e a saúde bucal.
Por isso, para que a experiência possa ser segura e saudável para todos os adeptos, é importante conhecer os efeitos e os riscos do jejum em todas as áreas. Acompanhe o artigo!
Os impactos do jejum intermitente na saúde bucal
O jejum intermitente pode trazer vários benefícios para o corpo todo. Ao incentivar o hábito alimentar mais consciente, as pessoas passam a evitar lanches gordurosos e bebidas com muito açúcar, o que diminui até a incidência de placas bacterianas na boca. Além disso, ajuda a regular os níveis de insulina, diminuindo o risco de diabetes tipo 2 e promove, também, a queima de gordura, resultando em perda de peso.
E não para por aí: O jejum é capaz de reduzir os níveis de colesterol e a pressão arterial, amenizando as chances de doenças cardíacas. Além de melhorar o funcionamento imunológico e reduzir inflamações ao trabalhar com mecanismos de defesa naturais do corpo.
A dieta intermitente também é capaz de eliminar componentes danificados das células, incentivando o reparo das mesmas. Com isso, diminuem-se as chances de desenvolver inflamações nas gengivas e doenças como a gengivite e a periodontite.
Ao mudar o estilo alimentar, os adeptos também podem prevenir a erosão dentária, pois reduzem a exposição de alimentos ácidos aos dentes, diminuindo as chances de desgastes nos esmaltes, sensibilidade e até as temidas cáries.
E quem já tem a temida e incômoda sensibilidade pode ver a sua redução durante o jejum intermitente, visto que a baixa exposição aos açúcares e aos ácidos faz com que os dentes fiquem menos sensíveis conforme o tempo vai passando.
O jejum intermitente também é um forte aliado na promoção do equilíbrio da microbiota, pois estimula as bactérias orais saudáveis a se reproduzirem, e ainda reduz o crescimento de microorganismos nocivos.
Para quem tem boca seca, ele ainda alivia os sintomas indesejados e estimula a produção de saliva, desempenhando papel primordial também na remoção das partículas de alimentos que ficam na boca, reduzindo cáries e mantendo a saúde bucal. Mas como nem tudo são flores… os longos períodos de jejum podem causar a halitose, conhecida popularmente como mau hálito.
Então, aqui estão algumas dicas para minimizar possíveis efeitos negativos e manter uma boa higiene bucal:
- Pratique bons hábitos de higiene bucal e mantenha uma dieta rica em alimentos saudáveis.
- Beba muita água.
- Escove os dentes e a língua com certa frequência ao longo do dia.
- Invista em raspadores de língua para manter a limpeza.
- Tenha o fio dental e o enxaguante bucal como aliados.
- Visite o seu dentista periodicamente para realizar limpezas.
E não se esqueça: para manter a saúde bucal em dia durante o jejum intermitente, conte com os profissionais da Brasildental, uma empresa BB Seguros. Aqui você encontra funcionários plenamente capacitados que poderão dar orientações personalizadas e seguras em todo o processo da dieta.
Dentre os diferenciais, a Brasildental se destaca pela ampla presença em território nacional, com cerca de 27 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,4 mil municípios. Além disso, o paciente é contemplado com um aplicativo exclusivo, descontos em farmácias credenciadas e toda garantia de qualidade e segurança nos procedimentos realizados.
Com variedade de planos para que você possa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, conheça já os serviços prestados e garanta a sua saúde bucal, da sua família ou da sua empresa. Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.