Erosão Dentária: quais cuidados tomar

A Erosão Dentária é caracterizada pela perda do esmalte por um ataque de ácido. O esmalte é um revestimento duro que tem a função de proteger a dentina que fica abaixo dos dentes. Se ele for desgastado, pode levar a dor e sensibilidade.

Alguns dos sintomas que facilitam a identificação são a sensibilidade à coisas geladas ou quentes e a mudança de coloração no dente, que pode ser escura ou amarelada por conta do desgaste da superfície dentária. A erosão pode acontecer por consumo de líquidos e comidas ácidas, mas doenças como bulimia também podem influenciar para o desgaste do esmalte.

Nem todos os casos necessitam de tratamento. Cuidados com a alimentação (evitar alimentos ácidos), esperar uma hora após escovar os dentes para comer algo ácido, usar canudos e mascar um chiclete sem açúcar após as refeições podem ajudar a evitar a erosão dentária. Além disso, a visita regular a um dentista é essencial.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: Dental Health