Canal no dente de leite: criança pode fazer?

Os dentes de leite devem estar saudáveis para não prejudicar os permanentes que vão nascer. Como a maioria das crianças tem certa resistência com os cuidados bucais, é fundamental orientar os filhos para evitar aparição de cáries.

Caso o dentista solicite tratamento de canal no dente de leite da criança, os pais devem seguir o recomendado pelo profissional. O procedimento deve ser feito quando ocorre infecção por cárie, fratura, trauma ou má formação de dentina, ou esmalte.

Alguns pais acreditam que não há nada dentro do dente de leite, ainda mais por eles caírem. Contudo, eles possuem raiz e polpa, quando necessário, o tratamento deve ser feito a fim de evitar complicações.

Fonte: Crescer

Palito de dente é prejudicial para a boca?

O palito de dente é um acessório de madeira utilizado há muito tempo para auxiliar na limpeza bucal. Sua função é exclusivamente para remover restos de alimentos que ficam presos entre os dentes. Contudo, será que ele pode trazer riscos para a saúde?

Embora possa ajudar na hora de retirar resíduos, o palito possui algumas desvantagens para a boca: o uso frequente remove a camada protetora do dente, sua ponta fina aumenta o risco de infecção na gengiva, o material duro força os espaços entre os dentes causando separação e, por fim, ele pode estimular o avanço da placa bacteriana.

O palito de madeira não é tão efetivo na limpeza como parece, ou seja, ele não é capaz de remover todos os resíduos. O adequado é usar a dupla: escovação + fio dental para fazer a higienização e manter a saúde bucal sem riscos.

Fonte: Tua Saúde

Saiba o que pode causar afta

A afta é uma ferida “benigna” que surge na região bucal. Embora não seja perigosa e contagiosa, algumas questões de saúde podem explicar o aparecimento das úlceras esbranquiçadas e avermelhadas.

Ainda há uma explicação oficial sobre o motivo da aparição dela na boca, no entanto, já foram constatados alguns responsáveis, são eles: baixa imunidade, mordidas acidentais, excesso de acidez oriundo da alimentação, sono, tabagismo, medicamentos e tratamentos. Fatores psicológicos como ansiedade e estresse são outros causadores de afta.

Consumir alimentos saudáveis e escovar os dentes com cuidado para não machucar são as melhores práticas para evitar que as aftas apareçam na região bucal.

Caso tenha outras dúvidas sobre aftas, não deixe de consultar um dentista.

Fonte: Ativo Saúde

Como evitar o envelhecimento precoce dos dentes

As pessoas estão vivendo mais e consequentemente os dentes também. Em vista disso, manter a saúde bucal em dia é de suma importância para evitar o envelhecimento precoce da arcada dentária e ter qualidade de vida.

De fato, a alimentação inadequada pode comprometer o esmalte do dente e a sua longevidade. Mas não é só isso, o estresse e outros hábitos podem afetar a saúde bucal.

Para evitar o envelhecimento precoce, evite bebidas alcoólicas por longo tempo. O ácido presente é capaz de danificar o esmalte. Mas não é só o álcool, refrigerantes, energéticos, as comidas processadas e açucaradas prejudicam os dentes.

Após ingerir alimentos ácidos, consuma refeições ricas em cálcio e beba água, pois ela atuará no equilíbrio do pH e ajuda a diluir os alimentos na boca.

Não esqueça: ir ao dentista regularmente é essencial.

Fonte: Extra

Mitos e verdades sobre o dente do siso

O dente do siso, ou terceiro molar, é temido por muitas pessoas. Consequentemente há diversas dúvidas sobre o seu procedimento de nascimento e extração. Em vista disso, selecionamos alguns mitos e verdades mais frequentes sobre o temido siso:

1. O siso pode interferir na arcada dentária? Verdade. Como ele é o último a nascer, pode não haver espaço e, assim, interferir no alinhamento dos demais dentes.
  2. Posso escovar os dentes após retirar o siso? Mito. Após a cirurgia a área fica muito sensível, por isso a higienização deve ser feita com cuidado. O dentista pode indicar a melhor forma.
  3. É possível o dente do siso não nascer? Verdade. Algumas pessoas não têm os terceiros molares, pois eles nascem sem o germe, ou seja, a base que dá vida ao dente.
  4. É preciso esperar o dente nascer para retirar? Mito. Os sisos podem ser retirados mesmo quando não estão visíveis, para isso, é indispensável avaliação do dentista para indicar o melhor.

Caso ainda tenha alguma dúvida sobre o dente do siso, não deixe de consultar um dentista. Fazer avaliação periodicamente é sempre o recomendado.

Fonte: Saúde