Criança pode usar creme dental de adulto?

Antigamente, acreditava-se que as crianças não deveriam usar creme dental com flúor devido ao risco de engolir e gerar fluorose dental. No entanto, elas podem usar a mesma pasta dental dos adultos — com a mesma quantidade de flúor.

Os pais só precisam ficar atentos à quantidade. Crianças com até três anos devem escovar com quantidade menor que um grão de arroz. Após essa idade, o creme dental na escova deve ter o tamanho de um grão de ervilha.

Hoje em dia é possível encontrar inúmeras pastas dedicadas ao público infantil. Elas são coloridas e com sabores variados, consequentemente pode estimular a ingestão. Portanto, os pais devem acompanhar diariamente os filhos durante a escovação.

Fonte: USP

Dentes moles e separados: o que pode ser?

Se de repente seus dentes começaram a amolecer, separar, a gengiva está inchada e avermelhada, provavelmente este é um sinal de Periodontite, uma infecção bacteriana que, lentamente, vai destruindo ossos e gengiva.

Além dos sinais que já apresentamos, a periodontite carrega outros sintomas: mau hálito, sangramento e perda dos dentes repentinamente. A inflamação pode surgir ainda na juventude e se agravar por volta dos 45 anos de idade.

O tratamento é feito pela raspagem da raiz do dente acompanhada da remoção do tártaro e das bactérias. O dentista ainda pode receitar antibiótico dependendo da situação. Caso tenhas outras dúvidas, não deixe de consultar um cirurgião dentista e mantenha sua saúde em dia.

Fonte: Tua Saúde

Novembro Azul: alerta sobre o câncer de próstata

Durante o mês de novembro, empresas, instituições e pessoas do mundo inteiro participam da campanha de conscientização e prevenção do câncer de próstata, o Novembro Azul, criado em 2003 na Austrália.

O câncer de próstata é o segundo tipo mais frequente entre a população masculina e 75% dos casos são registrados em quem têm mais de 65 anos. Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), em 2018 foram contabilizados 68.220 novos casos da doença.

A origem da doença é um tumor na região da próstata, glândula localizada abaixo da bexiga e que envolve a uretra, canal que liga a bexiga ao orifício externo do pênis. O tratamento pode envolver cirurgia e, dependendo do caso, é necessário passar por sessões de quimio e radioterapia.

Entre os efeitos colaterais desse tipo de tratamento mais invasivo, há a ocorrência de doenças bucais, como mucosite oral, xerostomia, infecções fúngicas, herpes simples ou herpes zoster e trombocitopenia. Por isso é muito importante o acompanhamento com um dentista desde a detecção do câncer até a alta do paciente.

O Instituto Nacional do Câncer, INCA, do Ministério da Saúde, traz no site todas as informações sobre a prevenção, detecção precoce, diagnóstico e tratamento. Confira.

O que é Bleachorexia?

Bleachorexia é mais uma daquelas “doenças modernas”. Em outras palavras, ela consiste na obsessão por dentes perfeitos e extremamente brancos, como os das celebridades.

O desejo compulsório de clarear os dentes causa sérios danos psicológicos, visto que, os dentes nunca estão ótimos para quem sofre da síndrome. Ela passa a usar exageradamente clareadores, que podem causar enfraquecimento e outros danos.

Um sorriso perfeito só é possível através de higienização correta, formada por escovações após cada refeição, fio dental e enxaguante bucal. A ida periodicamente ao dentista também é indispensável.

Fonte: Terra