Saúde bucal durante a gravidez

O organismo da mulher sofre algumas alterações durante a gravidez, uma delas é a diminuição da produção de saliva, o que contribui para a gengivite. Outro fator que pode causar danos à saúde bucal é o refluxo em decorrência dos enjoos, pois o ácido gástrico causa a erosão do esmalte dentário, o que torna os dentes mais sensíveis e vulneráveis.

Por isso, se você planeja engravidar ou descobriu recentemente a gravidez, o melhor a se fazer é ir ao dentista e realizar todos os procedimentos básicos para investigar possíveis problemas bucais como forma de prevenção.

Durante a gestação, os dentes e gengivas precisam de atenção redobrada. Além de todos os cuidados básicos serem cumpridos rigorosamente na sua rotina, as visitas periódicas ao dentista são medidas primordiais que ajudam a reduzir os problemas dentários antes, durante e depois do nascimento do bebê.

Com o Plano Dental Essencial você já pode ter acesso a diversas coberturas para cuidar da sua saúde nesta fase tão importante da vida. E, para que o bebê já tenha um sorriso saudável desde os primeiros dentinhos você pode contratar o Plano Dente de Leite, exclusivo para crianças de 0 a 7 anos.

Com informações de odontoprevonline e sorrisologia.

Saiba mais sobre a sensibilidade nos dentes

Muitas pessoas não podem nem pensar em consumir algo mais quente ou gelado sem já sentir a dor que isso pode causar. A sensibilidade nos dentes é bastante comum e pode surgir quando a parte mais macia e interna do dente, chamada dentina, fica exposta por causa da retração gengival ou pela à erosão do esmalte.

Apesar de não ser o problema mais grave relacionado a saúde bucal, é algo que causa desconforto e buscar orientação profissional é o primeiro passo para solucionar a causa e os sintomas.

O tratamento pode ser simples se diagnosticado logo no começo, como por exemplo, recuperar o esmalte dentário e tratar o que tenha causado a hipersensibilidade. Contudo, se o paciente não tiver uma rotina de visitas ao dentista, que podem ser facilitadas com um Plano Odontológico, o problema pode voltar e até se agravar – sendo necessárias intervenções cirúrgicas em casos de perda da estrutura dental e exposição da dentina.

A prevenção da sensibilidade pode ser simples se as consultas ao dentista estiverem em dia e o paciente prosseguir com as recomendações do profissional em sua rotina.

Com informações de saude.abril.com.br.

O que é a gengivite?

A gengivite é uma inflamação no tecido gengival que deixa a região mais frágil e suscetível a sangramentos, principalmente durante o ato da escovação. A principal causa do problema é o acúmulo de placa bacteriana que fica retido na superfície dos dentes, principalmente em áreas de difícil acesso, que só podem ser alcançadas com ajuda do fio dental.

Embora pareça um problema simples dentre outros da região bucal e muitas pessoas sofram desse problema, se a gengivite não for tratada por um cirurgião dentista – esse tratamento é coberto pelo seu Plano Dental – ela pode evoluir para uma periodontite, que é um problema bucal mais grave, que pode levar à perda dos dentes e até mesmo ao avanço das bactérias para outros órgãos do corpo através da correntesanguínea.

A melhor maneira para evitar esses danos é consultar regularmente o dentista. O Plano BB Dental Essencial, por exemplo, possui diversas coberturas que podem ajudar na prevenção de vários problemas.

Com um Plano Dental é mais fácil ficar em dia com a saúde do seu sorriso.