Coronavírus: cuidados com a saúde bucal

Com o avanço do Coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo, manter a saúde bucal em dia é fundamental para que as células infectadas pelo vírus não atinjam as regiões da boca, garganta e consequentemente dos pulmões.

Os principais cuidados incluem escovar os dentes e usar fio-dental, limpar a língua, bochechar e gargarejar duas vezes com um enxaguante bucal de preferência que contenha agentes oxidantes, como o peróxido de hidrogênio, pois o vírus é mais vulnerável à oxidação.

Além disso, é essencial lavar as mãos diversas vezes ao dia, com sabão e água morna e, se possível, um quarto do polegar em cada narina; não tocar nos olhos, nariz e boca, e evitar o uso de dispositivos de irrigação, pois podem ajudar na entrada do vírus. O uso do higienizador pode ser um substituto do sabão se contiver mais de 70% de álcool em sua composição.

Durante a quarentena para a prevenção da Covid-19, as clínicas odontológicas permanecerão abertas para evitar a superlotação das emergências. Mas, a limpeza deve ser redobrada. A cada paciente que entra, os equipamentos devem ser higienizados e os instrumentos esterilizados, assim como uma triagem em pacientes suspeitos e espaçamento maior entre as consultas.

Caso tenha tido contato com alguém com gripe ou com suspeita de Coronavírus, ou se você mesmo estiver gripado, evite sair de casa. Ao se isolar, você salva a sua vida e a de outras pessoas.

Fonte: IG Saúde

Manchas dentárias: por que surgem?

Manchas dentárias ocorrem a partir da interação física e química entre os tecidos dentários e o agente causador da pigmentação, como alguns alimentos e bebidas. Isso pode levar a alterações de cor ou do pigmento dos dentes.

Elas podem ocorrer de forma intrínseca e extrínseca. A primeira ocorre no interior dos tecidos (esmalte e dentina) e é causada por fatores como fluorose, traumas ou avanço da idade. Já a segunda é externa, que ocorre a partir do contato de substância pigmentadas na superfície dentária, que podem penetrar na parte interna.

Os principais alimentos e bebidas que podem causar essas manchas são o café, vinho, chá-preto, refrigerantes à base de cola e diversos que contêm corantes e pigmentos. O cigarro, por exemplo, também é um grande causador, além de enxaguantes bucais, alguns medicamentos e materiais odontológicos.

A principal forma de tratar é através do clareamento dentário, que pode ser realizado no consultório ou em casa com supervisão. Mas, antes de tomar qualquer decisão, consulte seu médico para avaliar seu caso individual.

Fonte: Abril Saúde

Como limpar a dentadura

As dentaduras são próteses móveis que servem para substituir os dentes originais que foram perdidos pela idade ou por alguma outra condição. Mas, como fazer higieniza-las?

Em primeiro lugar, é importante saber que você deve trata-las da mesma forma com que trataria seus dentes naturais, ou seja, você deve mantê-las o mais limpo possível para que não perca outros dentes (caso ainda tenha algum) ou cause alguma inflamação na gengiva ou infecções fúngicas e bacterianas.

Existem algumas dicas de como fazer uma limpeza adequada. Como são muito sensíveis e podem quebrar se caírem no chão, é recomendada a higienização em um pote com água ou em cima de uma toalha. Outra dica é lavar sempre com um produto próprio para dentaduras, porque é menos abrasivo, e se atentar com todas as superfícies da prótese para que não fique nenhum resíduo de sujeira, especialmente se utiliza algum fixador.

As recomendações são de que você lave sua dentadura uma vez por dia e, se possível, deixe de molho em uma solução própria para esse tipo de substância e a retire para dormir. Além disso, sempre consulte seu dentista para mais detalhes sobre sua situação.

Fonte: Dental Health