Coronavírus: cuidados com a saúde bucal

Com o avanço do Coronavírus (Covid-19) no Brasil e no mundo, manter a saúde bucal em dia é fundamental para que as células infectadas pelo vírus não atinjam as regiões da boca, garganta e consequentemente dos pulmões.

Os principais cuidados incluem escovar os dentes e usar fio-dental, limpar a língua, bochechar e gargarejar duas vezes com um enxaguante bucal de preferência que contenha agentes oxidantes, como o peróxido de hidrogênio, pois o vírus é mais vulnerável à oxidação.

Além disso, é essencial lavar as mãos diversas vezes ao dia, com sabão e água morna e, se possível, um quarto do polegar em cada narina; não tocar nos olhos, nariz e boca, e evitar o uso de dispositivos de irrigação, pois podem ajudar na entrada do vírus. O uso do higienizador pode ser um substituto do sabão se contiver mais de 70% de álcool em sua composição.

Durante a quarentena para a prevenção da Covid-19, as clínicas odontológicas permanecerão abertas para evitar a superlotação das emergências. Mas, a limpeza deve ser redobrada. A cada paciente que entra, os equipamentos devem ser higienizados e os instrumentos esterilizados, assim como uma triagem em pacientes suspeitos e espaçamento maior entre as consultas.

Caso tenha tido contato com alguém com gripe ou com suspeita de Coronavírus, ou se você mesmo estiver gripado, evite sair de casa. Ao se isolar, você salva a sua vida e a de outras pessoas.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: IG Saúde