Manchas dentárias: por que surgem?

Manchas dentárias ocorrem a partir da interação física e química entre os tecidos dentários e o agente causador da pigmentação, como alguns alimentos e bebidas. Isso pode levar a alterações de cor ou do pigmento dos dentes.

Elas podem ocorrer de forma intrínseca e extrínseca. A primeira ocorre no interior dos tecidos (esmalte e dentina) e é causada por fatores como fluorose, traumas ou avanço da idade. Já a segunda é externa, que ocorre a partir do contato de substância pigmentadas na superfície dentária, que podem penetrar na parte interna.

Os principais alimentos e bebidas que podem causar essas manchas são o café, vinho, chá-preto, refrigerantes à base de cola e diversos que contêm corantes e pigmentos. O cigarro, por exemplo, também é um grande causador, além de enxaguantes bucais, alguns medicamentos e materiais odontológicos.

A principal forma de tratar é através do clareamento dentário, que pode ser realizado no consultório ou em casa com supervisão. Mas, antes de tomar qualquer decisão, consulte seu médico para avaliar seu caso individual.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: Abril Saúde