Manchas dentárias: por que surgem?

Manchas dentárias ocorrem a partir da interação física e química entre os tecidos dentários e o agente causador da pigmentação, como alguns alimentos e bebidas. Isso pode levar a alterações de cor ou do pigmento dos dentes.

Elas podem ocorrer de forma intrínseca e extrínseca. A primeira ocorre no interior dos tecidos (esmalte e dentina) e é causada por fatores como fluorose, traumas ou avanço da idade. Já a segunda é externa, que ocorre a partir do contato de substância pigmentadas na superfície dentária, que podem penetrar na parte interna.

Os principais alimentos e bebidas que podem causar essas manchas são o café, vinho, chá-preto, refrigerantes à base de cola e diversos que contêm corantes e pigmentos. O cigarro, por exemplo, também é um grande causador, além de enxaguantes bucais, alguns medicamentos e materiais odontológicos.

A principal forma de tratar é através do clareamento dentário, que pode ser realizado no consultório ou em casa com supervisão. Mas, antes de tomar qualquer decisão, consulte seu médico para avaliar seu caso individual.

Fonte: Abril Saúde