Entenda como funciona o clareamento dental

Dentes amarelados ou manchados são um incômodo, principalmente paras as pessoas que valorizam muito um sorriso radiante. Para essa preocupação, tem uma solução: o clareamento dental. Esse procedimento consiste no uso de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida que, em contato com os dentes, quebra as moléculas pigmentadas e deixa o dente mais branco. O clareamento dental pode ser feito tanto em um consultório odontológico como em casa, ambos precisam do acompanhamento do profissional dentista.

O clareamento feito em consultório, ocorre através do uso do gel clareador por meio de um laser ou luz led, a quantidade de sessões para gerar resultado é determinada pelo dentista. Já o clareamento realizado em casa, é feito com uma moldeira odontológica (feita sob medida) em que é colocado o gel clareador – que deve permanecer em contato com os dentes durante o tempo indicado. Esse procedimento pode durar em torno de três semanas.

Mas não é apenas isso, muitos cuidados devem ser feitos também para manter o resultado e proteger os dentes, que podem ficar mais sensíveis por causa do procedimento. Alguns desses cuidados são: evitar o uso de tabaco; manter uma rotina de cuidados com a higiene bucal e visitar o dentista regularmente. Lembrando que esse procedimento de clareamento dental deve ser feito com um profissional especializado e, nesse quesito, a Brasildental pode ajudar com um plano próprio para cuidar da estética do seu sorriso, Plano BB Dental Estética.

Fontes: Sorrisologia

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!

Quais os cuidados devemos ter com o aparelho ortodôntico?

Com a função de corrigir a dentição, os aparelhos ortodônticos merecem uma atenção especial, principalmente no quesito limpeza. A primeira recomendação, é justamente a higiene redobrada, tanto em relação aos dentes, quanto ao próprio aparelho indicado ao uso.

Em relação à alimentação, é importante evitar alimentos muito duros e pegajosos que podem danificar o aparelho, quebrar os bráquetes ou amassar os arcos. No caso de aparelhos móveis, é sempre importante guardá-lo em um estojo próprio e higienizado.

Ao consumir balas, caramelos, pirulitos, entre outros doces, escove os dentes logo após o consumo. Para quem usa aparelho o ideal é usar uma escova com uma grande quantidade de cerdas e elas devem ser ultramacias. Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos bráquetes durante a escovação dos dentes. Não esqueça do fio dental, ele ainda é necessário e você pode contar com a ajuda de um passa-fio, o dentista pode auxiliar na escolha dos materiais mais adequados para as suas necessidades, tanto na hora de escovar quanto na hora de passar o fio.

É interessante observar seus hábitos pessoais, como roer as unhas ou mastigar pontas de lápis e canetas. O momento de parar é agora: esses hábitos podem amassar partes ou quebrar as peças do seu aparelho ortodôntico, seja ele fixo, seja móvel.

Nunca mexa no seu aparelho, o arranjo, pressões e forças são estabelecidas por um profissional especializado e somente ele pode mexer e alterar. Cutucar com os dedos, pode desajustar o funcionamento das peças e dificultar o tratamento. Também é fundamental não pular as visitas ao ortodontista, que geralmente são realizadas mensalmente, para que o seu tratamento não se prolongue além do necessário e siga o plano feito pelo profissional.

No entanto, dúvidas sempre podem surgir e a melhor resposta você terá com o seu ortodontista. Para iniciar ou retomar o seu tratamento você pode optar pelo plano odontológico BB Dental Orto que tem diversas coberturas além da colocação e manutenção do aparelho.

Fontes:  Odontosystem, Sorriden, Sorridents e Benattiodontologia

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!

Como limpar a dentadura

As dentaduras são próteses móveis que servem para substituir os dentes originais que foram perdidos pela idade ou por alguma outra condição. Mas, como fazer higieniza-las? Em primeiro lugar, é importante saber que você deve trata-las da mesma forma com que trataria seus dentes naturais, ou seja, você deve mantê-las o mais limpo possível para que não perca outros dentes (caso ainda tenha algum) ou cause alguma inflamação na gengiva ou infecções fúngicas e bacterianas. Existem algumas dicas de como fazer uma limpeza adequada. Como são muito sensíveis e podem quebrar se caírem no chão, é recomendada a higienização em um pote com água ou em cima de uma toalha. Outra dica é lavar sempre com um produto próprio para dentaduras, porque é menos abrasivo, e se atentar com todas as superfícies da prótese para que não fique nenhum resíduo de sujeira, especialmente se utiliza algum fixador. As recomendações são de que você lave sua dentadura uma vez por dia e, se possível, deixe de molho em uma solução própria para esse tipo de substância e a retire para dormir. Além disso, sempre consulte seu dentista para mais detalhes sobre sua situação. Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde. Fonte: Dental Health