Entenda como funciona o clareamento dental

Dentes amarelados ou manchados são um incômodo, principalmente paras as pessoas que valorizam muito um sorriso radiante. Para essa preocupação, tem uma solução: o clareamento dental. Esse procedimento consiste no uso de produtos à base de peróxido de hidrogênio ou de carbamida que, em contato com os dentes, quebra as moléculas pigmentadas e deixa o dente mais branco. O clareamento dental pode ser feito tanto em um consultório odontológico como em casa, ambos precisam do acompanhamento do profissional dentista.

O clareamento feito em consultório, ocorre através do uso do gel clareador por meio de um laser ou luz led, a quantidade de sessões para gerar resultado é determinada pelo dentista. Já o clareamento realizado em casa, é feito com uma moldeira odontológica (feita sob medida) em que é colocado o gel clareador – que deve permanecer em contato com os dentes durante o tempo indicado. Esse procedimento pode durar em torno de três semanas.

Mas não é apenas isso, muitos cuidados devem ser feitos também para manter o resultado e proteger os dentes, que podem ficar mais sensíveis por causa do procedimento. Alguns desses cuidados são: evitar o uso de tabaco; manter uma rotina de cuidados com a higiene bucal e visitar o dentista regularmente. Lembrando que esse procedimento de clareamento dental deve ser feito com um profissional especializado e, nesse quesito, a Brasildental pode ajudar com um plano próprio para cuidar da estética do seu sorriso, Plano BB Dental Estética.

Fontes: Sorrisologia

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!

Quais os cuidados devemos ter com o aparelho ortodôntico?

Com a função de corrigir a dentição, os aparelhos ortodônticos merecem uma atenção especial, principalmente no quesito limpeza. A primeira recomendação, é justamente a higiene redobrada, tanto em relação aos dentes, quanto ao próprio aparelho indicado ao uso.

Em relação à alimentação, é importante evitar alimentos muito duros e pegajosos que podem danificar o aparelho, quebrar os bráquetes ou amassar os arcos. No caso de aparelhos móveis, é sempre importante guardá-lo em um estojo próprio e higienizado.

Ao consumir balas, caramelos, pirulitos, entre outros doces, escove os dentes logo após o consumo. Para quem usa aparelho o ideal é usar uma escova com uma grande quantidade de cerdas e elas devem ser ultramacias. Um diferencial para aumentar a eficácia da higiene é a escolha por escovas que possuem canaleta central, pois facilitam a limpeza dos bráquetes durante a escovação dos dentes. Não esqueça do fio dental, ele ainda é necessário e você pode contar com a ajuda de um passa-fio, o dentista pode auxiliar na escolha dos materiais mais adequados para as suas necessidades, tanto na hora de escovar quanto na hora de passar o fio.

É interessante observar seus hábitos pessoais, como roer as unhas ou mastigar pontas de lápis e canetas. O momento de parar é agora: esses hábitos podem amassar partes ou quebrar as peças do seu aparelho ortodôntico, seja ele fixo, seja móvel.

Nunca mexa no seu aparelho, o arranjo, pressões e forças são estabelecidas por um profissional especializado e somente ele pode mexer e alterar. Cutucar com os dedos, pode desajustar o funcionamento das peças e dificultar o tratamento. Também é fundamental não pular as visitas ao ortodontista, que geralmente são realizadas mensalmente, para que o seu tratamento não se prolongue além do necessário e siga o plano feito pelo profissional.

No entanto, dúvidas sempre podem surgir e a melhor resposta você terá com o seu ortodontista. Para iniciar ou retomar o seu tratamento você pode optar pelo plano odontológico BB Dental Orto que tem diversas coberturas além da colocação e manutenção do aparelho.

Fontes:  Odontosystem, Sorriden, Sorridents e Benattiodontologia

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!

Dentes Sensíveis

Muito calor, muito frio, muito ácido. Os nervos presentes são mais suscetíveis a essas sensações se os dentes estiverem com o esmalte desgastado ou se as gengivas estiverem retraídas, expondo a raiz. Leia mais