Os perigos da baixa imunidade para a saúde bucal
Você já parou para pensar que a boca pode ser o principal indicativo de como anda a nossa saúde? Por isso a saúde bucal é tão imprescindível. Muitas vezes, antes de qualquer outro sinal, os problemas começam a aparecer justamente ali: nos dentes e gengivas. Isso acontece porque a boca é uma das primeiras partes do corpo a sentir os efeitos de uma imunidade baixa – uma espécie de alerta do nosso organismo de que estamos precisando de mais nutrientes e cuidados.
Até porque o sistema imunológico é a nossa linha de defesa contra vírus, bactérias e outros invasores que ameaçam a nossa saúde. Quando ele está fortalecido, conseguimos evitar muitas doenças. Porém, quando a imunidade cai, o corpo fica vulnerável e a saúde bucal se torna um dos pontos de alerta. Feridas como aftas, gengivas inflamadas e até herpes labial são sinais bem comuns de que o corpo está precisando de ajuda.
Entenda o sistema imune do nosso corpo
Pense na imunidade como uma muralha de proteção, e nas células de defesa como os guardiões dessa muralha. Quando estamos com a saúde em dia, esses guardiões conseguem barrar os “invasores” que são os vírus e bactérias. Porém, se o nosso corpo está deficiente de nutrientes e vitaminas – obtidos através de uma alimentação saudável e adequada, somada a uma rotina menos sedentária e a redução de maus hábitos como o consumo de cigarro e álcool, esses guardiões ficam enfraquecidos, e os problemas começam a apontar geralmente na boca.
Quando o nosso sistema imunológico está enfraquecido, ele não consegue combater infecções de forma eficaz, e geralmente essa imunidade baixa está relacionada à falta de nutrientes, uso de medicamentos ou doenças que afetam o sistema.
Para saber se a nossa imunidade está comprometida, nosso corpo começa a sofrer com infecções de forma recorrente. Por se tratar de um conjunto de órgãos, tecidos e células que agem com o objetivo de combater agentes invasores, quando o sistema não está saudável, ele deixa de trabalhar adequadamente.
Como identificar se o sistema imunológico está comprometido
Alguns sintomas se tornam bastante recorrentes quando o sistema imune está abalado. Os sinais podem aparecer no nosso corpo em geral, e na correria do dia a dia podem passar despercebidos, como a demora para curar doenças simples como um resfriado ou até mesmo a sensação térmica do corpo sendo alterada com frequência.
Além disso, ela pode apresentar cansaço excessivo, olhos secos com mais frequência e em casos mais delicados, sofrer com náuseas, vômitos, diarreia por mais de duas semanas, queda acentuada de cabelo, entre outros.
Em relação à saúde bucal, os sinais aparecem em forma de feridas como herpes, aftas, entre outros que listamos na sequência. Ficar atento aos sinais é importante para procurar assistência médica o quanto antes.
Problemas de saúde bucal ligados à baixa imunidade
Quando a imunidade está comprometida, algumas doenças podem surgir com mais facilidade na boca. São elas:
Aftas – pequenas e dolorosas feridas na boca, muitas vezes relacionadas à falta de vitaminas como ferro e B12;
Estomatite aftosa – é uma condição que causa vermelhidão, úlceras, aftas, feridas e dores na boca e na gengiva. Embora seja uma doença inflamatória, cujas lesões aparecem e se curam sozinha, causa muito desconforto.
Gengivite – inflamação das gengivas, que pode evoluir para periodontite, afetando a saúde dos dentes e causando até a perda dentária;
Herpes labial – um vírus que se manifesta com mais facilidade quando nosso corpo está com as defesas baixas.
Esses problemas não afetam apenas a saúde bucal, mas também podem indicar que algo maior está acontecendo. Afinal, se a boca está sofrendo, é provável que o resto do corpo também esteja sentindo o impacto.
Acompanhamento profissional faz toda a diferença
Aos primeiros sinais de algo novo na região dos dentes e gengivas, é importante procurar orientação de um especialista para saber como anda a saúde bucal.
Como deu para perceber, enquanto algumas feridas podem ser facilmente identificadas e tratadas, outras apresentam sintomas de condições mais sérias e necessitam de intervenção.
Além disso, os cuidados odontológicos de um profissional podem ajudar a prevenir complicações, uma vez que a ferida na boca pode se tornar uma infecção se não for tratada adequadamente. Os dentistas têm conhecimento e recursos necessários para avaliar corretamente a gravidade da ferida, determinar os motivos e oferecer o tratamento apropriado.
Por isso, cada vez mais se faz necessário uma rotina de cuidados com a saúde bucal, especialmente se o sistema imunológico está comprometido. Ao manter visitas recorrentes ao dentista, além de garantir dentes e gengiva saudáveis, é possível antecipar qualquer tipo de intercorrência a tempo de ser tratada e controlar uma possível evolução.
Mas para assegurar que essas visitas realmente ocorram e que não procuremos assistência apenas em casos de dor ou algum desconforto na boca, o ideal é contar com um plano odontológico, que por meio de um valor acessível por mês, torna possível ter essa rotina de acompanhamento, além de uma série de benefícios que vão proporcionar uma boca saudável.
A Brasildental, por exemplo, é uma empresa BB Seguros que comercializa planos odontológicos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas. Sob a marca BB dental, o principal compromisso é oferecer opções de acompanhamento completo e de confiança, que atendam ou antecipem as necessidades dos pacientes.
Dentre os diferenciais, a Brasildental se destaca pela ampla presença em território nacional, com cerca de 31 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,6 mil municípios. Além da variedade de planos para que você possa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades. Conheça mais sobre os planos:
Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do sito, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui e conheça já os nossos serviços planos sob medida da Brasildental e garanta a sua saúde bucal, da sua família ou da sua empresa.
Fortaleça sua imunidade e proteja a saúde bucal
Além de contar com um acompanhamento mais próximo de um especialista em saúde bucal, existem várias formas de ajudar o seu corpo a se defender. Veja algumas dicas:
- Mantenha uma alimentação balanceada
Alimentos ricos em vitaminas e minerais, como frutas, legumes e vegetais devem ser prioridade na sua rotina alimentar. Eles são essenciais para manter as células de defesa ativas.
- Beba bastante água
A hidratação é fundamental para a saúde geral e ajuda a manter a produção de saliva, que protege contra infecções bucais.
- Durma bem e controle o estresse
Quando temos um sono de qualidade, o nosso sistema imunológico é fortalecido. Além disso, uma noite bem dormida ajuda a reduzir o estresse e mantém o corpo em equilíbrio.
- Cuide da higiene bucal
Escovar os dentes, usar fio dental e visitar o dentista regularmente são hábitos que fazem toda a diferença quando falamos de saúde bucal e sistema imunológico.
- Exercite-se regularmente
Atividades físicas moderadas ajudam a melhorar a circulação e a fortalecer o sistema imune do nosso corpo.