Como a falta de valorização afeta a produtividade na empresa
Quando o assunto é produtividade na empresa, uma organização é tão boa quanto as pessoas que a fazem funcionar. No entanto, a desmotivação no ambiente de trabalho pode ser uma pedra no caminho do crescimento, afinal, funcionários desestimulados entregam menos, estão passivos de cometerem mais erros e podem influenciar negativamente todo o clima organizacional.
O desafio é ainda maior quando pensamos que o trabalhador brasileiro leva uma hora para fazer o mesmo produto ou serviço que um norte-americano consegue realizar em 15 minutos e um alemão ou coreano em 20. Isso mostra que a produtividade do Brasil é baixa, embora não signifique que o brasileiro seja preguiçoso ou inapto. Especialistas apontam que há atrasos na formação e na infraestrutura das empresas.
Portanto, para sair desse ciclo vicioso, o empresário tem que estar com o olhar bem atento na sua equipe e no ambiente de trabalho em geral, para garantir que a produtividade na empresa não seja dissipada. Mas você sabe identificar os sinais de que seus colaboradores estão desmotivados?
Sinais de desmotivação que afetam a produtividade na empresa
Absenteísmo frequente, queda no desempenho, falta de iniciativa e até desinteresse nas interações são os primeiros alertas de que algo não está bem.
E não tem jeito, funcionário desmotivado não apenas afeta o desempenho individual, mas pode comprometer toda a produtividade de uma equipe.
Mas como você pode reconhecer quando algo não está indo tão bem?
- Queda no desempenho
A produtividade cai, as tarefas começam a atrasar e os resultados ficam aquém do esperado. Se você tem na sua empresa um colaborador que antes era muito eficiente e passou a apresentar falhas com mais frequência ou demora para realizar as suas funções, isso pode ser um indicativo de desmotivação.
- Aumento do absenteísmo
Atrasos constantes ou faltas mais frequentes também são sinais de alerta para um empresário. Quando o colaborador não está motivado, tende a buscar desculpas para evitar o ambiente de trabalho.
- Falta de iniciativa e criatividade
Um colaborador desmotivado deixa de ser colaborativo e criativo. Se você contava com uma equipe que costumava propor ideias ou resolver problemas de forma proativa e agora apenas cumpre ordens, isso demonstra perda de engajamento, o que reflete totalmente a produtividade na empresa.
- Resistência a mudanças
Funcionários desmotivados geralmente apresentam dificuldade em se adaptar a novos processos ou mudanças estratégias. A resistência pode vir do sentimento de desconexão com os objetivos da empresa.
- Reclamações constantes
A equipe deixou de ter uma postura construtiva e tem feito mais reclamações sobre tarefas? Pode ser sinais de insatisfação e desmotivação. Fique atento.
Causas para a queda de produtividade na empresa
A falta de valorização de uma equipe de colaboradores está entre as principais causas da desmotivação no ambiente de trabalho, somado a isso há outros fatores que impactam diretamente no dia a dia dos trabalhadores.
Um exemplo é a pressão excessiva que tem sido uma das razões de afastamento de trabalhadores pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), como mostrou um estudo realizado pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Quando o colaborador se sente pressionado, o impacto na sua produtividade é alto e com isso ele acaba faltando mais ou até pedindo demissão.
Além disso, um colaborador pressionado tende a ficar mais desgastado físico e emocionalmente e, com isso, o seu estresse é elevado, reduzindo a concentração para execução das tarefas do dia a dia, impactando na falta de qualidade no trabalho e na queda de produtividade.
Outro ponto é a liderança ruim que tem sido a razão para que muitos colaboradores saiam dos seus empregos refletindo negativamente na produtividade da empresa.
Por fim, a falta de incentivo é outra causa que pode interferir no rendimento dos colaboradores. E quando falamos de incentivo podemos dizer tanto os benefícios voltados para o crescimento profissional como os corporativos.
Os incentivos são maneiras de demonstrar o quanto a empresa valoriza o seu colaborador. E, por isso, jamais devem ser encarados como algo supérfluo.
Investir em benefícios que agregam valor real à vida do colaborador é uma das estratégias mais eficazes. Oferecer um plano odontológico, por exemplo, vai além de um diferencial competitivo — é uma forma de dizer o quanto a empresa se importa com o bem-estar do seu colaborador. Afinal, a saúde bucal impacta diretamente na saúde geral e, consequentemente, na disposição para o trabalho.
Conheça a Brasildental e veja a produtividade na empresa crescer
A Brasildental, empresa BB Seguros, destaca-se como uma parceira ideal para empresas comprometidas com o bem-estar de seus colaboradores. Seus planos odontológicos abrangentes oferecem cobertura para uma variedade de procedimentos, incentivando a prevenção e tratamento de problemas.
Dentre as diversas vantagens é possível destacar a ampla rede de profissionais e clínicas credenciadas, o que facilita o acesso aos cuidados bucais em diferentes localidades. Com um custo-benefício excelente para que as empresas possam oferecer auxílios importantes para seus colaboradores a um preço acessível.
Os planos odontológicos empresariais BBdental são divididos em três categorias que variam conforme a quantidade de funcionários de uma empresa. São eles o BBdental Empresas, BBdental Personalizado e o Dental Privian. A seguir vamos falar um pouco mais de cada um.
BB Dental Empresas
Este plano odontológico empresarial é destinado para empresas que contam com 3 a 199 vidas. Esta modalidade é dividida em duas opções, sendo elas a Integral e a Supremo.
Em ambas são oferecidos os seguintes procedimentos:
- Diagnóstico
- Urgência e Emergência (curativos, reparos e alívio da dor)
- Radiologia (radiografias odontológicas, inclusive as panorâmicas)
- Prevenção (limpeza, orientação, polimentos e aplicação de flúor e/ou selantes)
- Dentística (restauração)
- Periodontia (tratamento de gengiva)
- Endodontia (tratamento de canal)
- Cirurgias (realizadas em consultórios odontológicos)
- Odontopediatria (atendimento à criança)
- Prótese (Rol mínimo)
No plano Supremo ainda é possível contar com os procedimentos de Ortodontia – aparelho, documentação e manutenção ortodôntica e Prótese completa – próteses fixas, móveis, inclusive com porcelana ou cerâmica.
Os valores variam de acordo com o número de vidas da empresa que é dividido entre 3 e 29 vidas, de 30 a 99 vidas e acima de 100 vidas.
Isenção total de carências para todos os planos, exceto o Supremo de 3 a 29 vidas (180 dias para orto e prótese).
Saiba mais aqui.
BB Dental Personalizado
Já o BB Dental Personalizado é para empresas que contam com mais de 200 colaboradores.
Nesta modalidade os planos são divididos entre Econômico, Integral, Especial, Superior e Supremo Plus.
As coberturas de procedimentos para todos os planos são:
- Diagnóstico
- Urgência e Emergência (curativos, reparos e alívio da dor)
- Radiologia (radiografias odontológicas, inclusive as panorâmicas)
- Prevenção (limpeza, orientação, polimentos e aplicação de flúor e/ou selantes)
- Dentística (restauração)
- Periodontia (tratamento de gengiva)
- Endodontia (tratamento de canal)
- Cirurgias (realizadas em consultórios odontológicos)
- Odontopediatria (atendimento à criança)
- Prótese (Rol mínimo)
A cobertura de Ortodontia – aparelho, documentação e manutenção ortodôntica é prevista para os planos Especial e Supremo. Já a Prótese completa – próteses fixas, móveis, inclusive com porcelana ou cerâmica é oferecida nos planos Superior e Supremo.
Saiba mais aqui.
BB Dental Privian
O BB Dental Privian é a solução odontológica Premium com alto nível de serviços e excelência para executivos. Dentre os procedimentos previstos para este plano estão o implante (disponível no PRV III) e estética que prevê clareamento a laser e caseiro, incluindo moldera e gel.
Além disso, o plano oferece todas as coberturas abaixo:
- Diagnóstico
- Urgência e Emergência (curativos, reparos e alívio da dor)
- Radiologia (radiografias odontológicas, inclusive as panorâmicas)
- Prevenção (limpeza, orientação, polimentos e aplicação de flúor e/ou selantes)
Dentística (restauração)
- Periodontia (tratamento de gengiva)
- Endodontia (tratamento de canal)
- Cirurgias (realizadas em consultórios odontológicos)
- Odontopediatria (atendimento à criança)
- Prótese
- Ortodontia (aparelho, documentação e manutenção ortodôntica)
Dentre os benefícios para este plano estão reembolso com pagamento em até 48 horas, via aplicativo ou documentação física. Além disso, o plano indica profissionais de odontologia para utilização em viagens ao exterior na modalidade de reembolso.
Saiba mais aqui.
Valorizar os funcionários é mais do que uma ação de curto prazo. É uma cultura. Converse com sua equipe, ouça suas necessidades e demonstre que eles são parte fundamental da construção do sucesso. Empresas que investem em benefícios, reconhecimento e condições de trabalho adequadas não só reduzem a desmotivação, como também colhem resultados em produtividade, inovação e engajamento.