Aftas, entenda suas causas e tratamentos

Aftas são pequenas úlceras rasas que aparecem na cavidade oral, geralmente na mucosa bucal, gengivas e embaixo da língua. Elas são ovais, normalmente brancas e têm bordas avermelhadas. Essas lesões podem ser dolorosas e incomodar bastante o paciente no momento de ingestão alimentos, podendo causar até mesmo febre e cansaço.

As causas para o seu aparecimento são diversas, podem ser resultado de um sistema imunológico enfraquecido ou um sinal físico de um período em que o estresse e a ansiedade estiveram muito elevados. Também podem surgir na boca como resultado de algum trauma na região, como um acidente, uma mordida na bochecha ou até mesmo após a realização de alguma cirurgia, como o procedimento de extração dos dentes do siso. Não só isso, pequenos machucados decorrentes de acidentes ou escovação excessiva podem criar ambiente propício ao aparecimento das aftas. Além disso, a carência de vitamina B12, reações alérgicas às bactérias bucais e/ou doenças inflamatórias do sistema digestivo podem contribuir para o surgimento das aftas.

As aftas pequenas geralmente não precisam de tratamento e desaparecerem em até duas semanas, se houver muita dor ou dificuldade para deglutir, pode-se recorrer a tratamentos sintomáticos, como os bochechos com medicamentos anti-inflamatórios e analgésicos, assim como à aplicação de pomadas para uso oral com analgésicos. Em casos mais graves, pode ser necessário o uso de anti-inflamatórios sistêmicos (como os corticoides) ou medicamentos para reduzir a acidez estomacal. Todos estes tratamentos devem seguir a recomendação do dentista.

Durante a recuperação, algumas medidas simples podem ajudar, entre elas destacam-se: evitar alimentos ácidos ou muito condimentados e escovar os dentes suavemente. Também ajuda quebrar pequenos pedaços de gelo e deixá-los dissolver na boca, como forma de aliviar a irritação.

No entanto, se as aftas forem muito grandes, frequentes ou demorarem mais de três semanas para sumirem, o recomendado é retornar ao dentista. Para isso, a Brasildental tem diversos planos com mais de 31 mil profissionais credenciados em todo o país e especializados para lhe dar o melhor atendimento e diagnóstico.

Fontes: Drauzio VarellaRede dor São Luiz

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!