Você sabe o que é a Síndrome da Boca Ardente?

A Síndrome da Boca Ardente (SBA) é uma sensação de queimação que pode afetar a região da língua, lábios, céu da boca ou áreas ao redor da boca. Isso acontece quando há mudanças na forma com o qual os nervos da sua boca enviam mensagens ao seu cérebro, por exemplo, sobre gostos ou temperatura.

Apesar da sensação de ardência, ela não causará nenhum machucado ou dor ao toque. Por conta disso, muitos consideram uma dor neuropática, por se tratar de um dano nos nervos.

Mudanças hormonais, estresse, ansiedade, depressão, problemas no sistema imunológico e até reações alérgicas a pastas de dente são algumas das causas para a doença. Condições médicas como refluxo, diabetes e problemas na tireoide também podem ser aliados ao surgimento da Síndrome.

Alguns dos sintomas podem incluir, além da sensação de queimação, dormência ou formigamento na região afetada, gosto amargo ou metálico, boca seca ou dolorida.

Os tratamentos são muito extensos, visto que é uma doença que pode ser causada por má alimentação ou problemas psicológicos. Por isso, é muito importante consultar seu médico para saber qual a origem do problema.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: Dental Health