Tratamento Odontológico: A importância da Radiografia

A radiografia é extremamente importante para o diagnóstico, já que é através dela que se pode ver o intraósseo (dentro do osso). O seu papel na odontologia é fundamental, pois proporciona ao dentista, informações confiáveis e nem sempre possíveis de serem notadas no exame clínico, como cáries ocultas, perdas ósseas, perfurações ou fraturas dentárias.

Na extração dentária, por exemplo, a radiografia auxilia na identificação da posição da raiz do dente e se o nervo pode ou não interferir no processo. Assim, o dentista não terá imprevistos durante a cirurgia.

Na odontologia, os dois tipos de radiografias mais utilizados são as periapicais (retiradas de dentro da boca) e as panorâmicas (retiradas fora da boca). As radiografias periapicais são muito utilizadas para diagnósticos precisos em um único dente ou região, enquanto a radiografia panorâmica mostra todos os dentes da arcada dentária, possibilitando a análise da situação do osso e dos dentes.

O raio-x também é imprescindível na área da ortodontia; ele auxilia na confecção de moldes de gesso, fotos e slides. Em caso de tratamento ortodôntico, é indicado que o paciente faça um raio-x a cada 6 meses para que o dentista possa realizar o acompanhamento. Lembramos que a escolha do melhor tipo de radiografia a ser utilizada é feita por um profissional, assim como seu diagnóstico e tratamento. A Brasildental garante que você tenha cobertura das suas radiografias, além de acesso a profissionais especializados afim de garantir a qualidade do seu sorriso.

Fontes: Orthodontic brasilMega Imagem

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!