Quando devo trocar a escova de dentes?

Escovar os dentes é imprescindível para manter a higiene, mas você já se perguntou quando deve trocar de escova de dentes? As cerdas da escova são responsáveis por remover placa e diversas bactérias dos dentes, caso elas fiquem bem desgastadas e desalinhadas, o processo de remoção será prejudicado e essas bactérias podem se proliferar e aumentar as chances de infecção.

Muitos dentistas recomendam que a escova de dentes seja substituída a cada três meses de uso e a Associação Dental dos Estados Unidos recomenta que seja a cada três ou quatro meses aproximadamente. Alguns sinais também são perceptíveis e podem servir de alerta quando for necessário substituir sua escova, como cerdas desfiadas, desgaste e clareamento das cerdas – se forem coloridas.

É recomendado também, que as escovas dentais sejam substituídas logo após uma gripe, resfriado e infecções na boca ou na garganta. Esse hábito pode prevenir novas infecções.

Ainda sim, é fundamental consultar o seu dentista, pois somente este profissional poderá indicar qual o melhor modelo para a sua saúde bucal, além do período recomendado para troca no seu caso. A BB Dental conta com mais de 31 mil profissionais credenciados e planos para toda a família a partir de R$ 23,99 por mês.

Fontes: Sorrisologia, Oralb, Hospitaldaface

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!