Qual a hora de procurar um ortodontista?

Mesmo quem consulta regularmente o seu dentista pode ter dúvidas na hora de tomar uma decisão, como a de colocar aparelho ortodôntico. Seja por motivos estéticos ou para melhorar a qualidade de vida, a escolha é bastante pessoal e pode influenciar muito no futuro.

Para crianças, geralmente o melhor é procurar o ortodontista o quanto antes se foram notados alguns sinais e a Associação Americana de Ortodontia recomenda que a consulta deve ser, no máximo, até os sete anos para uma avaliação. Mesmo que a criança não tenha dentes tortos visivelmente, outros problemas silenciosos podem estar presentes, como a mordida cruzada, arcada estreita ou até mesmo dormir com a boca predominantemente aberta.

Os adultos muitas vezes não tiveram a oportunidade de usar aparelho ortodôntico na infância e podem sentir medo ou vergonha de fazer o tratamento na vida adulta. Assim como os pequenos, existem alguns sinais importantes que devem ser levados em consideração, como dores no maxilar, dificuldade na mordida ou para fechar a boca e dentes tortos ou separados.

Porém, somente um profissional pode fazer a avaliação correta e indicar o melhor tratamento, que pode ser o uso de um aparelho fixo ou móvel, além da escolha por modelos mais agradáveis esteticamente.

A BB Dental oferece dois Planos que cobrem essa especialidade, o Dental Orto e o Dental VIP, confira clicando no nome dos planos e cuide do seu sorriso.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.