O que são lesões bucais?

Lesões bucais são manchas, feridas e inchaços que acometem a região da boca, língua e lábios, e o público atingido por cada uma depende da faixa etária, etnia, condição socioeconômica, status imunológico e hábitos nocivos. Os sintomas podem envolver vermelhidão, dor intensa, inchaço, sangramento, entre outros.

A mais conhecida é a afta, causada por mordidas involuntárias na mastigação, consumo de alimentos ácidos ou até mesmo pela gastrite. Em bebês e crianças, é mais comum o aparecimento de herpes (gengivoestomatite herpética primária) e o sapinho (candidose).

Em idosos de baixa renda, a estomatite protética e a hiperplasia fibrosa inflamatória podem aparecer com mais frequência devido à má aplicação de próteses dentárias.

O tratamento dessas doenças varia desde aplicações de pomadas, raspagens até comprimidos. Para a prevenção, a visita regular ao dentista, higienização correta da região e o uso de próteses novas e limpas, assim como a troca delas no tempo correto colaboram para o não aparecimento das lesões.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: Jornal USPf