O que é a articulação temporomandibular (ATM)?

A articulação temporomandibular (ATM) é a principal entre o crânio e a mandíbula, responsável pelo movimento de abrir e fechar a boca e o encaixe da mandíbula com os ossos do crânio. Essa região é bastante complexa e sensível.

Um dos problemas que podem ocorrer com a ATM é a sua disfunção, considerada uma anormalidade da articulação e/ou dos músculos responsáveis pela mastigação. Essa disfunção pode causar sintomas como: dores de cabeça, dores de ouvido, zumbido no ouvido, dificuldade para mastigar, desgaste dental excessivo, sensação de mandíbula travada, tonturas, etc.

As causas mais comuns, para que isso ocorra, são a mordida incorreta, falta de dentes, próteses mal adaptadas ou gastas e aperto ou ranger de dentes. Independente do motivo, o diagnóstico e tratamento deve ser feito com o auxílio de um especialista: o cirurgião-dentista. Esse profissional, não só indicará o melhor tratamento, mas também, formas de aliviar os sintomas, como medicamentos, protetores bucais e técnicas de relaxamento da musculatura.

Um plano odontológico é essencial, com os planos BB Dental você tem a garantia de um atendimento rápido e a confiança de ser atendido por um dentista especializado.

Fontes: Colgate e Biblioteca Virtual em Saúde

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.