Língua Geográfica: você sabe o que é?

A língua geográfica é uma condição comum que acomete principalmente as laterais e a parte de cima da língua, mas também pode atingir a parte de baixo. Os principais sintomas são áreas irregulares, suaves e vermelhas, que podem parecer com o contorno de um mapa. Geralmente aparecem linhas brancas onduladas ao lado das manchas vermelhas.

Ela pode acontecer devido à troca de superfície do órgão. A camada superior da “pele” da língua não sai uniformemente. Em algumas partes, ela desaparece muito cedo, deixando uma área vermelha e dolorida como um arranhão na pele. Em outros lugares, a pele fica muito longa e branca. Essas partes vermelhas podem virar aftas uma bactéria muito comum na região bucal. Entretanto, não é considerada uma infecção.

Pode afetar qualquer pessoa e aparecer já na infância. Alimentos ácidos ou apimentados colaboram para o aumento da dor, mas não são fatores agravantes da condição. Infelizmente não há tratamento, mas existem algumas pomadas para afta que podem aliviar o desconforto. De qualquer forma, é sempre importante consultar um dentista se estiver sentido algo diferente.

Fonte: Dental Health