Higiene bucal durante a pandemia

Em meio à pandemia do novo Coronavírus, o alerta principal vai para a higiene das mãos e dos produtos manuseados. Mas, cuidar da saúde bucal também pode ser importante para evitar o contágio da doença, já que umas das principais recomendações inclui não tocar na boca.

Em primeiro lugar, antes de limpar a região, é essencial higienizar as mãos, pois elas serão essenciais para o uso do fio dental, higienizador da língua e escova de dente. É o que explica Vinícius Pedrazzi, da Faculdade de Odontologia de Ribeirão Preto (Forp) da USP (Universidade de São Paulo).

Caso o paciente já tenha contraído o vírus, a falta de higiene bucal pode agravar o quadro, trazendo problemas pulmonares que podem ser evitados através da limpeza correta. O foco vai para os dentes molares, que ficam próximos da faringe, para evitar uma pneumonia por aspiração.

Outras dicas incluem a troca da escova de dente sempre que você estiver se recuperando de alguma infecção e a imersão em solução desinfetante dos produtos de higiene bucal após cada uso para evitar uma possível reinfecção.

 

Fonte: Jornal USP