Conheça algumas especialidades da odontologia

Visitar o dentista com regularidade é um ato de carinho que você pode ter com o seu sorriso. Consultas regulares garantem que qualquer problema com seus dentes seja tratado rapidamente, evitando complicações.

Na primeira visita, o profissional verificará o histórico de saúde através de perguntas e buscará compreender as particularidades de cada paciente e analisar suas necessidades. Para isso, alguns exames e cuidados específicos são pedidos. É importante saber um pouco sobre as especialidades da odontologia, para assim, entender melhor o trabalho do seu profissional. Elas são:

Dentística: o objetivo dessa especialidade, além da estética, é auxiliar o paciente a restaurar a função mastigatória e a reabilitação de dentes comprometidos. O especialista nessa área pode fazer o diagnóstico e prognóstico das doenças dentárias e seu tratamento. Entre outros serviços, os profissionais desta especialidade tratam de clareamento dos dentes, uso de resinas diretas, peeling gengival, facetas e restaurações estéticas.

Endodontia:  o profissional dessa área trata de lesões do nervo (polpa), raiz dos dentes e das doenças que atingem essa parte. Ele pode lidar com traumas dentários, fraturas e tratamento de canal, por exemplo.

Implantodontia: área responsável por realizar implantes de dentes, utilizando os materiais para próteses unitárias, parciais ou removíveis e próteses totais. Além disso, ele pode fazer o diagnóstico das estruturas ósseas maxilares, das alterações das mucosas, entre outros.

Odontopediatria: essa especialidade da odontologia é focada no atendimento de crianças, o dentista nesse segmento possui conhecimentos específicos na área infantil e o tato necessário para lidar com os pequenos de forma receptiva e lúdica.

Periodontia: o periodontista estuda, realiza o diagnóstico, previne e trata as doenças gengivais e periodontais. É ele quem pode tratar a placa bacteriana, gengivite e periodontite e realiza procedimentos, como os implantes e enxertos ósseos.

Prótese Dentária: especialização que cuida da recuperação das coroas dentais e da reparação de espaços de extrações, através da confecção de coroas, próteses dentárias fixas, removíveis ou próteses totais e de próteses sobre implantes.

Radiologia: a radiologia exerce diagnósticos por imagem para facilitar o tratamento de cáries profundas, abscessos, tumores, cistos, entre outros. Esses exames incluem radiologia convencional ou digitalizada, tomografia convencional ou computadorizada, ressonância magnética e ultrassonografia.

Acompanhamento odontológico é essencial, principalmente focado na origem do problema com o tratamento de um profissional especializado. Por isso, a Brasildental conta com planos ideias e completos para toda a família, de crianças a idosos, com mais de 30 mil credenciados e profissionais especializados nas demais áreas da odontologia.

Fontes: Boaconsulta e Uniodonto

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!