Como os dentes são formados?

Os dentes são muito importantes, é com eles que realizamos a mastigação de alimentos e eles auxiliam no processo de fala. Além disso, são símbolo de felicidade, afinal sempre mostramos nossos dentes ao dar um sorriso ou gargalhada. Mas, você sabe como eles são formados?

Tudo começa na odontogênese, que é o nome dado ao período de formação do dente dentro do osso (maxilar e mandíbula), que ocorre durante a gestação na fase embrionária do ser humano. Após o nascimento do bebê, o germe dental (presente dentro de uma espécie de bolsa, chamada saco dentário, dentro do maxilar) está com sua coroa dental formada que dá abertura para o desenvolvimento da raiz. A raiz vai desenvolvendo, o saco dentário dá origem ao periodonto de sustentação e o dente erupciona, formando o de dente de leite.

A formação dos dentes permanentes ocorre da mesma forma que a do dente de leite. A troca dos dentes de leite para os dentes permanentes inicia por volta dos seis anos de idade, formando ao longo dos anos, uma arcada dentária comporta por 32 dentes, que formam dois arcos dentais formados por dentes incisivos, dois caninos, quatro pré-molares e seis molares.

Quanto à estrutura dentária, são formados por duas partes principais: raiz e coroa. A raiz é a parte que está inserida nos ossos, enquanto a coroa é a parte exposta. Em corte vertical, é possível observar a polpa, dentina e o esmalte. A polpa é uma porção rica em vasos sanguíneos e nervos que é formada por tecido conjuntivo e localiza-se no centro do dente. A dentina apresenta composição semelhante ao osso e envolve a porção da polpa. Por fim, o esmalte é uma substância extremamente resistente formada principalmente por fosfato de cálcio, que envolve a dentina.

Para cuidar dos dentes de forma correta e segura, é importante visitar o dentista regularmente. Por isso conte com a Brasildental, que possui planos para toda a família com profissionais especializados para cuidar da saúde do seu sorriso.

Fontes: Drxradiologia e Biologianet

 

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

 

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!