Chupeta e a saúde bucal do bebê

A chupeta é um acessório que existe há décadas nas vidas dos bebês, mas este hábito pode causar problemas a saúde bucal da criança? A resposta é sim, a famosa chupeta, por mais que funcione como um calmante para o bebê, pode apresentar riscos à formação dos dentes e maxilar, deformação da face e disfunções respiratórias e nutritivas, bem como, problemas mais profundos ligados ao sono e à ansiedade, mastigação e fala.

No entanto, pode entortar os dentes por conta da chupeta, não acontece até os 3 anos de idade. Porém, é preciso ficar atento às bactérias e infecções que o bebê pode adquirir através da chupeta não higienizada corretamente. É fundamental consultar o dentista desde os primeiros meses de vida da criança, ele é o profissional que irá orientar sobre todos os assuntos relacionados à saúde bucal.

Para bebês que que já possuem o hábito, é preciso ter em mente que retirar completamente a chupeta não faz bem, essa transição precisa ser feita aos poucos e explicando para a criança os motivos e que o certo é apenas usar o acessório até certa idade. Além disso, é muito importante manter o acompanhamento da saúde bucal, levando a criança regularmente no dentista especializado no tratamento infantil. A Brasildental possui o plano ideal para crianças, com profissionais odontológicos especializados e com a didática ideal para lidar com bebês e crianças, conheça o Dente de Leite.

Fontes: Eclinicodontologia e Clinicaodontoquality

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!