Benefícios do Gel de Papaína

O Gel da Papaína, enzima proteolítica retirada do látex do vegetal mamão papaia, tem sido cada vez mais testado pela sua ação cicatrizante e performance em processos odontológicos, como remoção de cárie. Uma de suas grandes vantagens é o custo-benefício, já que é um produto brasileiro.

“A papaína age quebrando as moléculas de colágeno parcialmente degradadas, uma vez que tem a propriedade de digerir células mortas. Quando isso ocorre, há formação de bolhas de oxigênio na superfície e uma turvação do gel, demonstrando que se pode iniciar a remoção do tecido cariado” explica a cirurgiã-dentista Sandra Kalil.

Outro fator muito importante citado pela Sandra é que a utilização do gel permite que o paciente não seja anestesiado, pois amolece a camada infectada, permitindo remover a área afetada preservando os tecidos sadios do dente e as paredes laterais da cavidade, o que evita a promoção de cortes acentuados e facilita o procedimento restaurador.

Hoje em dia ele é muito utilizado principalmente em pessoas com fobias, necessidades especiais e também em crianças. Mas, nunca se automedique. Ao sentir qualquer tipo de incômodo dentário, procure seu dentista porque ele indicará a melhor forma de tratamento para seu caso.

Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.

Fonte: Associação Brasileira de Odontologia (ABO)