As principais doenças bucais

Para ter um sorriso bonito e saudável, é preciso adotar medidas importantes como: escovar os dentes todos os dias após cada refeição, consumir alimentos saudáveis e ir ao dentista regularmente.
Com essas e outras ações, é possível evitar o surgimento de cáries, placa bacteriana, cálculo dentário e problemas na gengiva – doenças bucais que afetam muitas pessoas. Conheça cada uma delas:

Cáries
Uma das doenças mais comuns, a cárie é literalmente silenciosa. Além de gerar dor e desconforto, causa o desmantelamento progressivo dos dentes. Ela surge por meio dos ácidos que são produzidos pelas bactérias, principalmente quando ingerimos muito açúcar.

Placa bacteriana (biofilme dental)
Com restos de alimentos que se acumulam na superfície do dente e na gengiva, a placa bacteriana cria uma película viscosa e sem cor na região bucal. Pode haver rápido desenvolvimento se a pessoa ingere açúcares com mais frequência. Se a placa bacteriana não for removida, poderá ocasionar calculo dentário, mau hálito e cáries.

Cálculo dentário (tártaro)
Quando não há escovação correta, a placa bacteriana consequentemente não é bem removida. Com isso, surge o cálculo dentário, também denominado de tártaro: uma crosta amarela e dura que fica sobre os dentes; apenas o dentista poderá remover com uma limpeza profissional.

Doenças da gengiva
Também causadas por placas bacterianas, ela pode dar início a uma inflamação, a famosa gengivite. Ao identificar gosto de sangue, use fio dental, melhore e preste atenção na sua escovação. Quando mal cuidada, os problemas na gengiva podem afetar a parte interna, atingindo inclusive os ossos.

Cuide todos os dias da sua saúde bucal.

Fonte: Ministério da Saúde