Setembro amarelo: como a saúde mental e a saúde dental se relacionam
A saúde dental vai muito além do sorriso; ela está profundamente conectada à saúde mental e ao bem-estar emocional, visto que problemas nos dentes podem ser a razão que leva as pessoas a pararem de sorrir, falar em público ou até mesmo deixar de sair com amigos e familiares por medo do julgamento alheio.
A falta de um dente, por exemplo, pode transformar um sorriso, antes confiante, em algo que a pessoa se sinta obrigada a esconder, optando pelo isolamento. Essa atitude, por sua vez, acaba comprometendo os aspectos emocionais e os relacionamentos sociais.
Promover um sorriso saudável, é promover a autoestima
O medo de sofrer bullying é real e devastador. Infelizmente, muitas pessoas se retraem, tornando-se tímidas, inseguras, e até temerosas, especialmente em ambientes onde o julgamento superficial é forte.
A pressão psicológica e o bullying são fatores que contribuem para que as pessoas se isolem do mundo e, por consequência, passem a sofrer de doenças mentais – estas, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), são responsáveis pelo aumento das taxas de suicídio, um problema que vem crescendo nos países das Américas, como o Brasil.
Nesse contexto, a campanha Setembro Amarelo surge como um alerta, chamando a atenção para a importância de cuidar da saúde mental e, por isso, é essencial compreender que a saúde dental também faz parte dessa equação. Afinal, promover um sorriso saudável, é promover a autoestima, o bem-estar, e, acima de tudo, a vida.
A saúde dental e seu papel no bem-estar emocional
Quando sorrimos e estamos satisfeitos com os nossos dentes, é um indicativo de que estamos com a nossa autoestima em dia, e isso vai muito além da aparência externa, é uma forma de mostrar que estamos confiantes e com o nosso lado emocional em ordem.
Nesse sentido, a saúde dental desempenha um papel fundamental na conquista e manutenção desse sorriso radiante, especialmente porque ela envolve a prevenção e o tratamento de possíveis doenças bucais como cáries, gengivite, periodontite, entre outras.
Quando esses cuidados são negligenciados, a pessoa pode sofrer com complicações graves que afetam não só a saúde bucal, mas todo o nosso corpo, afetando, inclusive, o nosso psicológico.
Somado a isso, as dificuldades diárias também refletem na nossa saúde mental e consequentemente na saúde dos dentes. O bruxismo, por exemplo, é o reflexo das tensões do dia a dia, do estresse e da ansiedade. Por outro lado, essas doenças também desencadeiam a compulsão alimentar, que levam a ingestão excessiva de alimentos ricos em açúcares, predispondo os nossos dentes à cárie.
A cárie, por sua vez, pode elevar o nível de estresse por conta da dor, impactando no quadro depressivo. Ao se tornar crônica, essa dor passa a afetar a qualidade do sono, o apetite e a capacidade de concentração.
Como deu para perceber, a saúde dental está diretamente interligada na saúde geral do nosso corpo e da nossa mente e, por isso, é fundamental que as pessoas mantenham uma rotina de cuidados e higiene com os dentes, porque vai muito além de um sorriso bonito.
Cuidados simples, mas essenciais
Ter uma rotina de cuidados com a boca ajuda a manter não apenas a saúde dental, mas também a saúde geral do corpo. Confira algumas medidas que podem ser colocadas em prática a partir de agora.
- Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia, preferencialmente após as refeições. Opte por uma escova de dentes com cerdas macias para não machucar a gengiva.
- Faça uso do fio dental para remover resíduos de alimentos e placa bacteriana entre os dentes, onde a escova não alcança. É indispensável o uso todos os dias, de preferência antes de dormir.
- Não esqueça de higienizar a língua, afinal, é uma parte da boca que acumula muitas bactérias que podem causar mau hálito. A própria escova de dentes pode ser utilizada para higienizá-la.
- O enxaguante bucal é um aliado para reduzir as bactérias na boca e ainda refresca o hálito. Se possível, inclua-o nesses cuidados de higienização bucal.
- Mantenha uma dieta saudável, optando por alimentos que não sejam ricos em açúcar e carboidratos refinados, visto que são os responsáveis por aumentar os riscos de cáries, como já falamos anteriormente.
- Consulte seu dentista regularmente, pelo menos a cada seis meses, para fazer uma avaliação da saúde bucal e realizar uma boa limpeza dos dentes e gengiva. Essas visitas são importantes para detectar e tratar problemas precocemente.
Esse último item, muitas vezes, é negligenciado pelas pessoas que deixam para procurar a assistência de um profissional apenas no momento da dor e, na maioria das vezes, a doença já pode estar instalada na boca.
Quando se mantém uma rotina de cuidados preventivos, além de deixar o sorriso bonito, ainda gera economia para o seu bolso, porque os tratamentos para doenças bucais geralmente não são baratos.
Nesse sentido, o plano dental entra como uma solução, visto que ele desempenha o papel vital na promoção da saúde dental contínua. Cobrindo consultas regulares, procedimentos preventivos e até mesmo intervenções estéticas.
Além disso, contar com um plano dental é ter acesso a uma rede de profissionais qualificados e especializados. Isso garante que os pacientes possam usufruir de serviços de alta qualidade e expertise, o que contribui para resultados mais eficazes, e o melhor, a um custo que cabe no seu bolso.
Conheça os planos dentais da Brasildental
A Brasildental, uma empresa BB Seguros, tem o compromisso de oferecer planos dentais que atendam às suas necessidades, ajudem a manter sua saúde dental em dia e por consequência, também cuidem da sua saúde mental.
Presente em todo território nacional, a Brasildental conta com cerca de 27 mil dentistas credenciados em mais de 2,4 mil municípios, o que possibilita um atendimento de qualidade onde quer que você esteja.
Além disso, todos os tratamentos realizados pelos profissionais credenciados são verificados pelos dentistas da área de gestão de qualidade, assegurando a excelência do serviço prestado e a garantia de um tratamento perfeito.
Conheça os planos e escolha o que melhor atende às suas necessidades:
- Dental Junior – destinado para crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 0 a 18 anos
- Dental Essência
- Dental Orto – que inclui colocação e manutenção de aparelho
- Dental Prótese – que inclui prótese parcial fixa ou removível, prótese total e coroas unitárias
- Dental Social – iniciativa da Brasildental em garantir saúde bucal para crianças em vulnerabilidade social.
Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do sito, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui e conheça já os nossos planos sob medida da Brasildental e garanta a sua saúde dental, afinal, a valorização da vida passa pelo cuidado integral, onde corpo e mente são igualmente importantes. Lembre-se que o sorriso pode ser o começo de uma nova vida.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!