Os principais mitos sobre o clareamento dental
Você já se sentiu constrangido ao sorrir em público devido a dentes escuros ou amarelados? Se você sempre quis ter um sorriso bonito, com dentes brancos, saudáveis e alinhados para se destacar, uma opção muito indicada é o clareamento dental. No entanto, não se deve começar um procedimento odontológico cheio de dúvidas, concorda?
Por isso, trouxemos para você os 6 principais mitos sobre o clareamento dental, uma prática que está se tornando cada vez mais popular entre aqueles que se preocupam com sua aparência.
Vamos conferir?
1 – O clareamento dental pode prejudicar a saúde dos seus dentes
MITO. O clareamento dental não prejudica os dentes permanentemente. A sensibilidade temporária pode ocorrer, mas melhora em poucos dias e o resultado é um sorriso mais branco e bonito. O gel clareador aplicado pelo dentista não enfraquece o esmalte dentário, tão pouco a camada de proteção dos nossos dentes. Portanto, se você está pensando em fazer o clareamento dental, não precisa se preocupar com danos permanentes aos seus dentes.
2 – Durante o tratamento, é permitido consumir todo tipo de alimento
MITO. Para manter seus dentes brancos após clareá-los, é importante evitar alimentos ácidos e com corantes. Alimentos como refrigerantes de cola, chocolate, açaí, beterraba, chá-preto, frutas cítricas e vinho tinto podem manchar seus dentes se você os consumir com frequência. Se você fuma, é melhor parar, pois o cigarro pode manchar seus dentes e prejudicar sua saúde. Cuide da sua alimentação para manter todo o seu corpo saudável e um sorriso bonito.
3 – Restaurações e próteses mudam de cor durante o procedimento
MITO. Na verdade, o clareamento dental é capaz de clarear a cor dos dentes amarelados ou escuros, mas não afeta a cor das próteses ou restaurações dentárias, feitas de um material resistente. Se você tem próteses ou restaurações que aparecem no sorriso, o ideal seria substituí-las por outras que combinem com a nova cor dos dentes clareados. Afinal, o sorriso é nosso cartão postal!
4 – Pastas de dentes funcionam como clareadores
MITO. Os cremes dentais possuem uma quantidade escassa de agentes clareadores, então não conseguem clarear os dentes como um clareamento dental feito no consultório odontológico. As pastas dentais branqueadoras ou clareadoras são mais abrasivas do que as pastas comuns, mas elas conseguem remover manchas superficiais e deixar os dentes um pouco mais brancos. No entanto, se usadas diariamente e por muito tempo, essas pastas podem desgastar o esmalte dentário.
5 – Qualquer um pode fazer um clareamento dental
MITO. O clareamento dental não é indicado para mulheres grávidas, lactantes, pessoas sensíveis a medicamentos usados no processo do clareamento, pacientes com doença periodontal ou com muitas restaurações dentárias, pois seria necessário trocá-las, tornando o processo inviável. Se você tem retração gengival, também não é aconselhável, pois pode prejudicar a raiz do dente exposta. Menores de 12 anos também não devem fazer o clareamento, pois a dentição ainda é sensível nessa idade.
6 – Soluções clareadoras caseiras funcionam perfeitamente
MITO. Não é recomendado utilizar receitas caseiras para clarear os dentes, pois elas não são efetivas e podem prejudicar o esmalte dentário. Fórmulas com bicarbonato de sódio, vinagre ou limão são abrasivas e podem causar sangramento gengival, manchas e inflamação. É importante procurar um dentista para avaliar a sua saúde bucal e indicar o tratamento adequado para o clareamento dental. Então, evite receitas caseiras que não têm eficácia comprovada e podem causar danos permanentes aos seus dentes.
Conheça a maior cobertura odontológica do Brasil
Para sorrir muito mais e ganhar ainda mais confiança, a Brasildental tem o plano ideal. São diversas opções para que você escolha o que mais se adequa a sua necessidade, confira:
Plano Dental Júnior: Com foco na criança e no adolescente para garantir o futuro sem preocupações com a saúde bucal.
Plano Dental Essência: O “carro-chefe” da Brasildental, cobrindo todos os procedimentos padrões da ANS e com mais 29 coberturas adicionais.
Plano Dental Estética: A oportunidade de manter o seu sorriso sempre branco com clareamento caseiro (moldeira e gel) e mais de 200 procedimentos.
Plano Dental Orto: Tratamento completo com documentação, ortodôntica, colocação e manutenção do seu aparelho.
Plano Dental Prótese: Plano especial para você que precisa de prótese total, coroas unitárias em resina ou porcelana e ponte móvel.
Plano Dental Social: Uma iniciativa da Brasildental com o intuito de garantir saúde bucal para crianças em vulnerabilidade social.
Além disso, com a Brasildental, você conta com a maior cobertura odontológica do Brasil. São diversas vantagens, conheça algumas delas:
- Cobertura extensa
- Planos a partir de R$1,00 ao dia
- Sem limite de utilização
- Atendimento urgência/emergência 24 horas
- Parceria exclusiva com A.C.CAMARGO na prevenção do câncer bucal
- APP exclusivo Brasildental
- Qualidade e segurança nos procedimentos realizados
- Desconto em farmácias conveniadas
- Descontos em parceiros diversos
- Maior rede credenciada do país.
Além de possuirmos uma ótima avaliação no Reclame Aqui. É simples, basta escolher o plano adequado à sua necessidade e contratar através do site ou, se preferir, falar com um consultor através do WhatsApp, com um horário de atendimento de segunda às sextas das 08:00 às 18:00 e aos sábados das 09:00 às 15:00.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!