07 de abril: Dia Mundial da Saúde

No dia 07 de abril celebra-se o Dia Mundial da Saúde. Criada pela Organização Mundial da Saúde (OMS), a data busca reforçar a atenção à saúde primária (APS) e certifica que todos os cidadãos, em qualquer parte do mundo, têm o direito a cobertura de saúde digna.

É por esse motivo que a OMS utiliza este ano o slogan “Saúde universal: para todos e todas, em todos os lugares”, com o objetivo de garantir que todas as pessoas e comunidades tenham acesso aos serviços de saúde sem qualquer tipo de discriminação e sem sofrerem dificuldades financeiras.

Vale lembrar que a saúde bucal reflete diretamente na saúde geral. A  boca desempenha funções essenciais que repercutem na saúde de todo o organismo. Além de exercer papel fundamental na fala, mastigação e respiração, é a maior cavidade do corpo a ter contato direto com o meio ambiente, sendo a porta de entrada para bactérias e outros microrganismos prejudiciais à saúde. Daí, a importância de ter uma boa higiene bucal e visitar regularmente o dentista.

Cuide do seu corpo. Cuide da sua saúde. Cuide da sua boca.