Tudo que você precisa saber sobre os dentes sisos
Conhecidos por uma série de mitos, os dentes sisos são os últimos molares da arcada dentária permanente a nascerem, sendo dois na arcada superior e dois na arcada inferior. Devido ao seu nascimento tardio, geralmente por volta dos 17 anos, muitas vezes precisam ser extraídos, por não haver espaço suficiente na boca.
Eles estão fortemente associados a problemas envolvendo dor, gengiva inflamada ou mau hálito. Seu crescimento incompleto ou parcial pode gerar complicações, como lesões cariosas (quando o siso está encostado no dente adjacente, podendo causar cárie ou infecção), quistos (formação de quistos que podem destruir o osso e danificar os outros dentes), apinhamento dentário (pressão causada pelo siso ao impactar no dente adjacente) e pericoronarite (durante a erupção do siso, ocorrendo uma forte inflamação ou infecção).
Mas, ao contrário do que muitos pensam, nem sempre é necessário que os sisos sejam extraídos, principalmente se há espaço na boca para o seu crescimento e desenvolvimento. Em casos em que mantê-lo não é viável, o dentista pode fazer sua extração, ou exodontia. Tal procedimento pede um cuidado antes, durante e após a operação para que não haja sequela. O profissional que realizar o procedimento, irá passar todos os cuidados, entre eles evitar comer alimentos duros e muito quentes no pós-operatório.
O plano Dental Essência garante que você possa extrair o seu siso com toda a qualidade e confiança que a Brasildental tem a oferecer, com mais de 31 mil profissionais credenciados e planos para toda a família.
Fontes: sorrisologia, saudebemestar
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!