Clareamento dental: de quanto em quanto tempo é seguro fazer?
A busca por dentes brancos está no topo das prioridades de quem valoriza uma boa aparência, afinal, um sorriso bonito não apenas embeleza o rosto, mas também é um poderoso aliado na autoestima e no bem-estar pessoal. Isso justifica o fato de o clareamento dental ser o tratamento odontológico mais procurado na última década, com crescimento anual de, em média, 30%, segundo o Conselho Federal de Odontologia.
Apesar da crescente procura nos consultórios, o clareamento dental não é um procedimento que pode ser repetido frequentemente. É necessário respeitar um intervalo de tempo entre as aplicações para evitar danos ao esmalte dos dentes e garantir a saúde bucal a longo prazo. E, para que o tratamento mantenha sua eficácia, o paciente precisa colocar algumas medidas práticas para evitar a antecipação do amarelamento dos dentes.
Conheça os tipos de clareamento dental
O processo de oxidação, popularmente conhecido como clareamento dental, é um tratamento que tem como objetivo remover as manchas internas dos dentes que são chamadas de cromóforos.
O produto clareador quebra essas manchas, transformando-as em moléculas menores, que são eliminadas da parte interior do dente. Sem essas manchas, aumenta-se o reflexo de luz, dando um aspecto mais claro nos dentes.
Existem dois tipos de clareamento: o caseiro e o a laser. Vamos falar um pouco mais sobre eles a seguir.
O clareamento dental caseiro é feito pelo paciente na casa dele, sob orientações do profissional odontológico. Embora seja mais acessível, esse procedimento exige maior comprometimento, visto que o próprio paciente aplica o gel clareador, com a assistência de uma moldera maleável, transparente e feita conforme a arcada dentária dele.
Por ser feito em casa, é um tratamento um pouco mais demorado para ver os resultados, visto que o clareamento ocorre gradualmente. O procedimento pode levar de 7 a 21 dias com aplicação diária do gel nos dentes. Todo o tratamento deve ter o acompanhamento do dentista que analisará os efeitos de modo geral, podendo reduzir ou aumentar a aplicação do gel clareador.
Já o clareamento dental a laser é o procedimento ideal para quem busca um resultado rápido e tem recursos para um investimento mais alto. Por se tratar da aplicação de um gel bastante concentrado sobre os dentes, o paciente precisa ter os lábios, língua e a gengiva protegidos com um isolamento por precaução.
O tratamento dura de uma a três sessões, com aproximadamente 1h30 cada, sendo necessária a pausa de 48 horas entre elas. É o procedimento escolhido por pacientes que sofrem de problemas na gengiva.
Adoção de práticas é fundamental para a durabilidade do procedimento
A durabilidade de um tratamento de clareamento dental, feito tanto a laser quanto de forma caseira, pode chegar a até dois anos, desde que o paciente siga com algumas práticas ao longo desse período. Como:
- Higiene bucal adequada
Escovar os dentes ao menos três vezes ao dia com creme dental adequado, usar fio dental diariamente e fazer uso de enxaguante bucal são práticas básicas, mas extremamente importantes para evitar o acúmulo de placa bacteriana e manchas nos dentes.
- Evite alimentos pigmentados
Café, vinho, chás escuros, refrigerantes e sucos, bem como alimentos com corantes podem manchar os dentes. É preciso evitá-los durante o tratamento e reduzir o consumo, especialmente nas primeiras semanas após o clareamento, quando os dentes estão mais suscetíveis a manchas. Caso faça o consumo, enxague a boca e escove os dentes na sequência.
- Não fume
O tabaco é um dos principais vilões quando o assunto é manchas nos dentes. Além dos danos à saúde geral, fumar pode comprometer a durabilidade dos resultados do clareamento de forma bastante significativa.
- Use canudos
Opte por consumir sucos coloridos ou refrigerantes com canudo para minimizar o contato direto com os dentes, reduzindo, desta forma, o aparecimento de manchas.
- Visitas regulares ao dentista
Manter um acompanhamento periódico com o dentista é fundamental para a manutenção da saúde bucal e dos resultados do clareamento. O profissional pode recomendar limpezas específicas e ajustes na rotina de cuidados para prolongar o brilho do sorriso.
Saiba mais sobre o procedimento de clareamento dental, acessando o nosso artigo: “Os principais mitos sobre o clareamento dental”.
Você sabia que pode fazer o clareamento dental com um convênio odontológico?
Se você quer ver seu sorriso livre de dentes com aspectos amarelados, mas está com receio de que seja algo que terá um custo muito grande, saiba que é possível fazer o procedimento de clareamento dental através de um convênio odontológico.
A Brasildental, uma empresa BB Seguros, oferece o BB Dental Social, um convênio odontológico que realiza o seu sonho de ter o sorriso branquinho, de forma acessível e com zero burocracia. O plano conta com diversas vantagens que vão contribuir para que você tenha a autoestima bem elevada e possa sorrir sem medo.
Além do clareamento dental, quem contrata o BB Dental Social ainda conta com:
- Aplicação de flúor e selantes;
- Emergência e urgência;
- Orientação de higiene bucal;
- Restaurações;
- Cirurgia e radiografias;
- Extração de dentes de siso;
- Placa de clareamento + gel;
- Placa de bruxismo
- Tratamento de canal e gengiva;
- Consulta com especialistas em Odontopediatria;
- Limpezas periódicas;
- Próteses simples (unitária)
Agora, se você quer fazer o clareamento dental e ainda poder proporcionar que crianças em vulnerabilidade social tenham acesso aos cuidados da saúde bucal, tem que conhecer o projeto BB Dental Social – uma iniciativa da Brasildental realizada em parceria com a
Fundação BB e a FENABB, por meio do Programa AABB Comunidade | Educação para o futuro.
Ao adquirir o plano, você garante os cuidados com a boca de crianças e adolescentes e terá a cobertura de placas de clareamento.
Você investe no seu sorriso e ainda garante o sorriso de crianças e adolescentes de todo o Brasil. Saiba mais aqui.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!