Mais prazer na hora de comer
É inegável que para a maior parte das pessoas, comer é um dos grandes prazeres da vida. Quando comemos o nosso cérebro libera substâncias químicas de prazer e por isso nos sentimos tão bem. Alguns alimentos ricos em gordura e açúcar liberam dopamina e serotonina, que tornam o efeito de prazer imediato. Porém esses itens devem ser consumidos com cautela, pois em excesso podem ser prejudiciais à nossa saúde.
Muitos fatores podem alterar o nosso paladar. Um deles é a alteração do pH bucal, ou o potencial de hidrogênio, que pode ser afetado pelo tabagismo, periodontite ou excesso de açúcar.
O pH bucal alterado também pode trazer sérias consequências para a saúde dos dentes, como lesões no esmalte dentário. Por isso, é importante aumentar a ingestão de água, várias vezes ao dia para elevar o fluxo salivar. Sem saliva, tudo fica mais complicado, pois ela é a responsável por ativar os receptores gustativos que diferenciam os gostos. Os receptores encontram-se desde a língua, palato, lábios e bochechas, até o nosso intestino.
É imprescindível manter uma higienização bucal adequada após cada refeição, com uso de fio dental e escovação. Seja para degustar um bom prato de arroz e feijão ou uma receita gourmet, não descuide da sua saúde bucal e visite seu dentista regularmente.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!