Saiba o que é a língua geográfica
Também conhecida como glossite migratória benigna ou eritema migratório, a língua geográfica é uma alteração que provoca o surgimento de manchas vermelhas, lisas e irregulares na língua, formando uma imagem que se parece com um mapa geográfico.
No entanto, as causas específicas que levam ao desaparecimento das papilas ainda não são conhecidas, entretanto, acredita-se estar relacionada a situações, como por exemplo: psoríase; dermatite atópica; língua fissurada; alterações hormonais; alterações genéticas; alergia; caso de língua geográfica na família e deficiências nutricionais. A língua geográfica normalmente não leva ao aparecimento de outros sinais e sintomas além das manchas na língua, no entanto algumas pessoas podem sentir ardência, dor ou aumento da sensibilidade na língua ao consumir alimentos muito quentes, picantes ou ácidos.
Nos casos em que houver dor, o médico e/ou dentista podem prescrever o uso de medicamentos anti-inflamatórios que ajudam no alívio do desconforto. Para situações em que a ardência ou sensibilidade forem mais leves, o ideal é evitar alimentos condimentados e bebidas alcoólicas até que haja melhora, podendo ser a única medida necessária. A higiene bucal rigorosa é sempre recomendada, escove os dentes e a língua e não se esqueça de usar o fio dental. Você também pode fazer bochechos com um enxaguante bucal.
Não esqueça de visitar o dentista regularmente e para isso, conte com os planos BB Dental, são diversas opções que cabem no seu bolso.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!