A partir de qual idade o plano odontológico se faz necessário? Entenda
A odontopediatria é a especialidade que cuida da saúde bucal das crianças e fornece orientações para os pais. Você sabe qual o momento certo de contratar um plano odontológico e levar o seu filho ao dentista? Já podemos adiantar que os cuidados com a higiene bucal devem ser iniciados desde a primeira parte da infância, mesmo antes dos primeiros dentes aparecerem!
Por isso, ter um plano odontológico especializado em tratar seu pequeno é uma ótima opção, por permitir com que os problemas dentários sejam não apenas tratados, mas prevenidos. Os procedimentos disponíveis mais procurados, tais como as limpezas periódicas, ajudam a evitar as detestáveis cáries, que se tornam comuns na infância devido à dificuldade na escovação e higienização enfrentada pelas crianças. Além de tudo isso, há o excelente custo-benefício em casos de urgências e emergências.
Saiba que apenas cortar os doces não é suficiente para uma boa higiene bucal! O ideal é começar a cuidar da boca do bebê desde muito cedo. Se a higiene for feita corretamente desde o início, a criança terá dentes e gengivas saudáveis por toda a vida, e aprenderá a importância de se cuidar da saúde bucal por conta própria.
Se ainda não se convenceu e deseja saber exatamente o porquê é importante procurar um dentista para seu pequeno o mais cedo possível, continue lendo.
Conheça 7 motivos para contratar um plano odontológico infantil
- Saúde bucal em dia
É completamente compreensível surgir dúvidas sobre quando começar a cuidar da saúde bucal dos seus filhos. A resposta é simples: comece antes dos primeiros dentes nascerem. É importante prestar atenção na gengiva — ela é responsável por sustentar os dentes do seu pequeno. Os especialistas recomendam limpar a gengiva do bebê a partir dos 15 dias de vida, criando um hábito de escovação. Durante as consultas com o dentista, você pode aprender como remover os resíduos de leite da boca do bebê.
- Alimentação
Existe uma certa dificuldade em se alimentar corretamente, mas o difícil ainda é passar esses hábitos alimentares adiante. Porém, muitas vezes não temos noção de que alguns alimentos podem prejudicar os dentes, causando doenças e até mesmo a perda deles. Com um plano odontológico infantil, um especialista pode te orientar sobre a alimentação. Por isso, é importante garantir um plano odontológico e uma alimentação equilibrada para as crianças, evitando excesso de doces e refrigerantes, aumentando o consumo de frutas, alimentos ricos em cálcio, verduras e legumes.
- Comunicação
Outro fator de importância é que os problemas na fala podem estar relacionados à saúde bucal. Isso mesmo, eles podem estar diretamente ligados. Pessoas que sofrem com a “língua presa” ou projetam a língua ao falar, sofrem com dificuldades na comunicação, podendo apresentar problemas na saúde bucal. Se esses problemas forem identificados precocemente por um especialista, o tratamento será mais eficiente. Por isso, é importante ter acompanhamento profissional desde a infância.
- Acompanhamento da arcada dentária
Quando a criança completa 3 anos, é esperado que ela já tenha dentes de leite. Nessa idade, é possível verificar se há algum problema ósseo na região dos dentes. Ter uma arcada dentária forte é muito importante para o crescimento dos primeiros dentes e também para os dentes permanentes.
Os cuidados com a saúde bucal da criança desde muito cedo garantem uma boca saudável, o que influencia no funcionamento de todo o corpo, ajudando a manter os órgãos em bom estado.
- Economia
Não dá para prever quando uma emergência odontológica pode acontecer, e pode ser necessário realizar várias consultas. Para evitar surpresas desagradáveis no seu orçamento, é uma boa ideia ter um plano odontológico júnior. Durante a infância, é comum precisar de consultas de emergência devido a quedas, dores, cáries ou até mesmo para extrair um dente de leite. Sem um plano odontológico, os custos podem ser altos.
- Limpeza adequada aos dentes
Às vezes, por falta de conhecimento, tratamos os dentes das crianças da mesma forma que tratamos os nossos. Isso pode levar a problemas na saúde bucal dos pequenos. É por isso que o odontopediatra é importante, por ensinar aos pais como escovar os dentes das crianças corretamente e usar o fio dental desde cedo.
- Extração de dente de leite
A troca dos dentinhos de leite é uma fase marcante na vida das crianças, mas nem sempre acontece no momento certo. Se a troca ocorrer fora do período adequado, pode causar problemas futuros que só podem ser resolvidos com tratamento ortodôntico.
Às vezes, é preciso extrair os dentes de leite que não caíram para os permanentes poderem aparecer. Isso pode parecer assustador, mas não é necessário se preocupar. Ao aderir ao plano odontológico infantil, você garante que a extração dos dentes de leite seja realizada. Isso ajuda a evitar a necessidade de um plano odontológico com ortodontia no futuro ou, pelo menos, reduz a possibilidade de precisar usar um aparelho ortodôntico.
Conheça o plano BB Dental Júnior
O Plano odontológico BB Dental Júnior é exclusivo para crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 0 a 16 anos, e conta com uma equipe de especialistas em odontopediatria para auxiliar na introdução dos cuidados bucais diários na infância, além de uma extensa cobertura de benefícios que conta com:
- Aplicação de flúor e selantes
- Emergência e urgência
- Orientação de higiene bucal
- Tratamento de canal e gengiva
- Cirurgia e radiografias
- Extração de dentes do siso
- Próteses simples (unitária)
- Consulta com especialistas em Odontopediatria
- Limpezas periódicas
- Restaurações.
Esse plano é ideal para quem se importa com o futuro de seus pequenos! Com a contratação do plano BB Dental Júnior mensal, você paga apenas R$1,00 ao dia! Para contratar, é muito simples: você pode acessar o nosso site ou falar com um consultor através do WhatsApp (11) 2222-1518. Temos opções de planos mensais e anuais, contrate agora mesmo!
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!