Doenças bucais silenciosas: como identificá-las precocemente
Você sabia que muitas doenças bucais se desenvolvem de forma silenciosa, sem provocar dor ou incômodo nos estágios iniciais? E não pense que são patologias raras, pelo contrário, a famosa cárie é uma intercorrência muito comum e bastante negligenciada, porque no primeiro momento, o paciente nem sente dor.
Se você quer saber mais quais são as doenças bucais que são silenciosas e como evitá-las, fique conosco neste artigo.
Doenças bucais silenciosas podem trazer consequências sérias
Segundo dados do IBGE, aproximadamente 34 milhões de brasileiros maiores de 18 anos perderam 13 dentes ou mais, enquanto 14 milhões perderam todos, e estes dados podem ter muita relação com doenças silenciosas.
Isso acontece, porque quando essas patologias não são identificadas e tratadas logo no começo, essas condições podem evoluir e causar danos mais severos à saúde bucal e até geral do organismo, comprometendo funções como a mastigação, a fala, a estética e até a autoestima.
A seguir, listamos algumas das doenças bucais mais comuns, explicando seus sintomas, riscos e consequências se não forem tratadas adequadamente:
Cárie dentária
A cárie é uma das doenças bucais mais comuns no mundo. Segundo resultados da Pesquisa Nacional de Saúde Bucal, 41,5% da população brasileira apresentava cárie, com uma média de 2,2 dentes cariados por pessoa, sendo ainda mais alarmante entre os adolescentes de 12 a 15 anos, onde a prevalência atinge assombrosos 57,4%.
Essa patologia ocorre quando bactérias presentes na boca se alimentam de restos de alimentos, principalmente açúcares, e produzem ácidos que corroem o esmalte dental.
Geralmente os sintomas mais comuns de quem está com cáries na boca são a sensibilidade ao doce, frio ou calor, porém, como já citamos, nem sempre isso pode acontecer, a tempo de não evoluir para algo mais crítico.
Caso a cárie não seja tratada em fase inicial, corre-se o risco de evoluir para quadros de infecções, as dores serão muito intensas, pode ter abscessos e até a perda do dente.
Gengivite
A gengivite é uma inflamação das gengivas causada pelo acúmulo de placa bacteriana. Segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde), as doenças bucais são apontadas como um grande ponto de atenção para a saúde pública de muitos países. Estima-se que essas doenças afetem cerca de 3,5 bilhões de pessoas no mundo.
Dentre os agravos, as doenças periodontais representam grande parte dessa alta prevalência. No Brasil, essas patologias foram as principais responsáveis por perdas de dentes em adultos, segundo o Levantamento Nacional de Saúde Bucal.
Embora seja reversível em estágios iniciais, se negligenciada, a gengivite pode evoluir para periodontite. Esta, por sua vez, pode causar a perda dentária e até comprometimento do sistema cardiovascular.
No estágio inicial o paciente pode observar a gengiva mais vermelha, inchada e que sangra com certa facilidade. Aos primeiros sinais, busque orientação de um especialista.
Periodontite
Como já falamos anteriormente, trata-se de uma forma avançada de gengivite. Afeta os tecidos de suporte dos dentes, como o osso e o ligamento periodontal. Se não for tratada a tempo, a doença passa a destruir o osso alveolar, aumentando o risco de perda de dentes e de doenças sistêmicas como diabetes e problemas cardíacos.
Pessoas que sofrem de periodontite geralmente apresentam halitose persistente, a gengiva retraída e dentes moles.
Má oclusão e problemas ortodônticos
Maus posicionamentos dentários e ósseos muitas vezes não causam dor, mas impactam a mordida, a estética e até a função respiratória. No Brasil, o problema da mordida já é considerado uma questão de saúde pública.
Um levantamento nacional realizado pela ABOR (Associação Brasileira de Ortodontia), com mais de 4,7 mil crianças entre 6 e 10 anos, revelou que 85,17% delas apresentavam algum tipo de alteração na mordida.
Geralmente pacientes que sofrem com má oclusão sentem dores na mandíbula, dificuldade para mastigar e desgaste fora do normal nos dentes. Se não tratada, pode evoluir para problemas na articulação e dores de cabeça. A dificuldade na higienização por conta dos dentes tortos, ainda pode desencadear o aparecimento de cáries e gengivite.
Bruxismo – O ato de ranger ou apertar os dentes, geralmente de forma inconsciente, principalmente durante o sono, afeta cerca de 30% da população mundial, sendo que no Brasil esse índice pode chegar a 40%, de acordo com pesquisa realizada pela OMS.
As pessoas que sofrem dessa patologia acabam tendo episódios de dores de cabeça, especialmente quando acordam; desgaste dentário e estalos na mandíbula.
Se não cuidada precocemente, pode ocasionar fraturas nos dentes, retração gengival e problemas de articulação
Lesões bucais e alterações na mucosa
Feridas que demoram a cicatrizar, manchas ou áreas esbranquiçadas na boca devem ser investigadas, porque geralmente elas são assintomáticas no início, mas podem indicar doenças mais sérias, como infecções fúngicas, virais ou até câncer bucal.
Como descobrir essas doenças silenciosas?
Nem sempre os sintomas dessas doenças serão evidentes a ponto de acender um alerta para que você procure assistência, especialmente em fases iniciais. Por isso, a única forma eficaz de identificar precocemente esses problemas é através de visitas periódicas ao dentista.
Consultas de rotina, geralmente semestrais, permitem detectar alterações precoces, realizar limpezas profissionais, orientar sobre a higiene adequada e planejar tratamentos antes que os danos se tornem mais sérios, e mais caros, também.
Conte com a Brasildental para manter a saúde bucal em dia
Cuidar da saúde bucal é um investimento em bem-estar, qualidade de vida e saúde como um todo. Não espere a dor aparecer para ir ao dentista. A premissa de que a prevenção é o melhor tratamento nunca foi tão evidente.
Se não sabe por onde começar, ajudamos você sobre a orientação de buscar por profissionais que estão aptos para cuidar da saúde da sua boca e evitar essas doenças silenciosas. Conte com a Brasildental, uma empresa BB Seguros, para fazer suas escolhas.
Estamos no mercado para manter o compromisso de oferecer planos completos e de confiança que vão ajudar na hora de fazer suas escolhas de produtos naturais e tradicionais para a higiene bucal.
Os nossos planos permitem que você faça todos os check ups, avaliações e exames necessários para manter a saúde da boca em dia. Confira a seguir as nossas opções:
A nossa rede credenciada conta com mais de 31 mil dentistas cadastrados e mais de 2.600 municípios atendidos, marcando a nossa presença em todo território nacional. Vale destacar que são profissionais qualificados e especializados, garantindo que os pacientes possam usufruir de serviços de alta qualidade e expertise, o que contribui para resultados mais eficazes.
Todos os planos da Brasildental contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.