O que causa sangramento na gengiva?
Ao falarmos de saúde bucal, automaticamente associamos apenas aos cuidados com os dentes, mas prevenir toda a região é fundamental para evitar problemas como sangramento na gengiva que, embora seja considerado algo até comum, jamais deve ser menosprezado.
Há uma série de fatores que podem provocar o sangramento desta região da boca, desde uma escovação mais agressiva, até doenças como a gengivite. Se você quer saber mais sobre os motivos que podem levar uma gengiva a sangrar e como é possível tratar esse desconforto, continue lendo este artigo.
Sangramento na gengiva é sinal de que algo está errado
Se você já vivenciou a experiência de sentir a sua gengiva sangrar após escovar os dentes, fazer uso do fio dental ou o simples ato de tocar a região, precisa saber que além do desconforto, pode ser um indicador de que esta região da boca não está tão saudável.
Este sangramento, como já citamos antes, pode ser causado por hábitos inadequados de tratamento com a região bucal como a própria escovação errada, mas também pode estar associado a condições de saúde mais graves, por isso é imprescindível ter a consciência do momento certo de procurar por ajuda de um profissional.
No caso de uma patologia, o sintoma costuma aparecer no início da infecção, que é conhecida como gengivite e, se o tratamento não for realizado, pode evoluir para uma periodontite – doença que não tem cura. Por isso é tão importante a prevenção e o tratamento o mais breve possível. Vamos falar um pouco mais a seguir.
Causas para essa condição
O sangramento na gengiva pode ser ocasionado por diversos fatores, mas independentemente de quais sejam, é imprescindível ficar alerta e buscar uma avaliação e orientação de um profissional da área. A seguir, listamos os principais motivos para esta condição.
Escovação agressiva
A escovação é o primeiro passo para uma higiene bucal correta, portanto, deve ser feita de maneira segura e que garanta a limpeza de toda a região, porém, não há a necessidade de uma escovação agressiva.
Escovar os dentes com muita força ou usar uma escova com cerdas duras pode irritar e danificar as gengivas, levando ao sangramento. A escovação dos dentes deve ser feita com uma técnica suave e com uma escova de cerdas macias, que vão ajudar a evitar os danos à gengiva.
Uso inadequado do fio dental
O uso inadequado do fio dental também pode causar sangramentos na gengiva. Embora seja um produto muito importante para ajudar nos cuidados com a higiene da boca, ele não deve ser um agente causador de lesões durante a sua utilização.
Vale checar se o seu uso está sendo feito de forma correta, ou seja, deslizando com movimentos suaves entre a dentição e, na hora de passar pela base de cada dente, aproximar da gengiva sem forçar.
Gengivite e periodontite
A gengivite é uma inflamação das gengivas causada, principalmente, pelo acúmulo de placa bacteriana ao redor dos dentes. Quando essa placa não é removida adequadamente pela escovação e pelo uso do fio dental, ela pode irritar a gengiva, levando ao sangramento.
Se não tratada, essa inflamação pode progredir para uma forma mais grave de doença periodontal, conhecida como periodontite, que pode resultar em perda óssea e eventual perda dentária.
Falta de vitaminas
A falta de vitaminas é outro fator que pode causar o sangramento da gengiva, afinal, todos sabemos o quanto o consumo de nutrientes e minerais é fundamental para o bom funcionamento do nosso organismo, e a falta deles pode prejudicar não só a saúde bucal, mas o nosso corpo como um todo.
A falta de vitamina C no nosso organismo, por exemplo, pode provocar sangramento na boca. Além disso, essa substância é excelente para a reparação dos ossos, cartilagens e dentes. Níveis baixos de vitamina K no organismo também podem resultar em sangramentos, uma vez que é uma maneira de indicar uma deficiência na coagulação do sangue.
Doenças
Certas condições de saúde sistêmica como diabetes e doenças autoimunes, podem aumentar o risco de sangramento nas gengivas. Especialmente porque nessas condições, a região fica mais sensível e propensa a sangrar com facilidade.
Ainda assim, quando estamos falando desse tipo de quadro, o sangramento não será o único sintoma, portanto, jamais faça o autodiagnóstico. Nestes casos, é importante procurar a orientação de um profissional da saúde.
Como tratar o sangramento na gengiva?
O primeiro passo é não o ignorar achando que é algo comum e corriqueiro, pois pode ser um sinal de alerta de problemas subjacentes de saúde bucal ou sistêmica, como citamos anteriormente. O sangramento precisa ser tratado para que não evolua para complicações mais graves e até mesmo a perda dos dentes.
Para prevenir e tratar o sangramento nas gengivas, é importante criar o hábito de uma boa rotina de cuidados bucais, que inclui escovação dos dentes, uso do fio dental diariamente, enxaguante bucal e visitas regulares ao dentista.
Essas idas ao dentista são fundamentais para identificar qualquer condição da saúde bucal a tempo de não evoluir para quadros mais graves, além de ter um diagnóstico preciso de qual tipo de problema você possa estar enfrentando com a sua boca.
Embora saibamos que as consultas particulares com dentistas não são tão acessíveis, e que esse pode ser um dos grandes motivos para que a população não mantenha as visitas em dia, é possível criar essa rotina com um plano odontológico que, além de caber no seu orçamento, também contribui para que as consultas se tornem habituais, visto que será necessário apenas agendar a consulta.
Com a adoção de um plano odontológico, você paga um valor fixo por mês e garante uma série de benefícios que vão desde consultas com especialistas, exames e tratamentos que vão contribuir para que mantenha a saúde da sua boca, dentes e gengiva em dia.
Conheça a Brasildental
A Brasildental, uma empresa BB Seguros, é responsável por comercializar convênio odontológico para pessoas físicas e jurídicas, sob a marca BB Dental, com o compromisso de oferecer opções de planos completos e de confiança, que atendam ou antecipem as necessidades dos clientes.
Dentre os nossos diferenciais, podemos destacar a nossa ampla presença em território nacional com cerca de 27 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,4 mil municípios.
A Brasildental conta com diferentes planos odontológicos para que você escolha o que melhor atende às suas necessidades. Dentre eles temos:
Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do sito, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui e conheça já os nossos serviços planos sob medida da Brasildental e garanta a sua saúde bucal, da sua família ou da sua empresa.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!