Saiba como é formada a cárie
A cárie é uma lesão nos dentes causada por ácidos produzidos pela placa bacteriana (biofilme), conjunto de bactérias presentes naturalmente na boca. As bactérias produzem o ácido criado a partir dos restos de alimentos, principalmente açúcar, e com isso, destrói o esmalte dos dentes, daí a importância de manter uma higiene bucal constante, a fim de remover quaisquer resíduos e proteger a região oral com flúor.
O primeiro sinal da cárie, é a formação de manchinhas brancas e opacas na superfície do dente, caso o paciente as identifique e procure rapidamente um dentista, essa marca pode não evoluir. No entanto, se isso não acontecer, o próximo efeito será a formação de cavidades, que podem ser observados através de pequenas bolinhas marrons que ficam na superfície dentária.
A partir do momento em que a cárie evolui para esse pequeno buraco, outros incômodos podem ser notados como sensibilidade, dor e desconforto devido a retenção de alimento no local. Se não tratada, a cárie avança para inflamação da gengiva e a infecção pode chegar à raiz, com formação de abscessos, perda do dente e acometimento de ossos e outros dentes da região.
O tratamento depende da fase da cárie. Quando ela está inativa e ainda não provocou danos ao esmalte, a aplicação de um revestimento fino de resina branca ou transparente chamado selante, na superfície do dente, é suficiente. Quando a cárie já atacou o esmalte e provocou danos à estética ou dificuldades para mastigar, pode ser necessária uma restauração dentária. Dependendo da extensão da cárie, é aplicada anestesia local. Em seguida, o dentista usa brocas para remoção de todo o tecido destruído. Na etapa seguinte, após limpeza da região, é necessário preencher o espaço com uma substância que devolverá a forma original do dente, em um procedimento conhecido como obturação.
O diagnóstico e tratamento de cáries deve ser feito sempre por um profissional com base nos sintomas e exames. Para isso, conte com os planos da Brasildental que são completos e garantem que você tenha um atendimento profissional especializado.
Fontes: Sorrisologia e DrauziovarellaOs artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!