Retração da gengiva
Retração ou recessão gengival é o que acontece quando o tecido da gengiva está abaixo do normal, deixando parte raiz dentária exposta. Entre as causas, está principalmente a força colocada no momento da escovação, genética, mal posicionamento de algum dente, bruxismo e a falta do hábito de higiene, que acarreta o acúmulo de placa bacteriana no dente, o que pode causar inflamações na gengiva e, consequentemente, sua retração.
As implicações da retração gengival são a sensibilidade e a cárie radicular, que pode levar a perda do dente. Mas ela pode ser evitada, através de visitas periódicas ao dentista, escovação correta, uso de fio dental.
Após o diagnóstico de um periodontista, será determinado o melhor tratamento, podendo ser profilaxia dentária, raspagem subgengival ou até mesmo a cirurgia. Independente do método, é importante ter um plano dental que auxilie na cobertura de gastos e na garantia do atendimento com os melhores profissionais. É possível ter tudo isso e até mais, com os planos da Brasildental que, além de completos, são para toda a família.
Fontes: colgate e sorrisologia
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!