Como escolher um plano odontológico que cubra prótese dentária
A perda de dentes vai muito além de uma questão de estética. Seja por motivos de saúde, acidentes ou envelhecimento, a verdade é que quando não substituímos dentes ausentes, o impacto pode ser sentido na mastigação, na fala, na digestão e até na autoestima. Nesse contexto, a prótese dentária surge como uma aliada fundamental na reabilitação da saúde bucal e na qualidade de vida de milhares de pessoas.
As próteses devolvem a função mastigatória, ajudam a manter a estrutura do rosto e evitam o deslocamento dos dentes remanescentes, sem contar o quanto impacta positivamente na autoconfiança. No entanto, apesar de toda essa importância, muita gente ainda se depara com dúvidas na hora de procurar por um plano odontológico que ofereça cobertura adequada para esse tipo de tratamento.
É exatamente aí que mora o cuidado: nem todo plano cobre prótese dentária, e entre os que cobrem, há diferenças importantes entre o item que é oferecido, material utilizado e, claro, nos valores.
Se você faz uso de prótese ou sabe que vai precisar de tratamento, é preciso saber escolher o plano certo, desta forma o seu bolso agradece e a saúde bucal também.
Prótese dentária exige adaptação e acompanhamento
Embora muitos possam pensar que é preciso apenas colocar uma prótese dentária e o tratamento está concluído, a verdade é que existe um processo de adaptação, que pode levar dias ou semanas, e que pode exigir ajustes finos para garantir conforto e funcionalidade.
Além disso, mesmo após a prótese dentária já adaptada na boca, o acompanhamento com o dentista deve continuar. É fundamental fazer consultas periódicas para avaliar a saúde da gengiva, a fixação da prótese e possíveis desgastes naturais.
Neste caso, é importante contar com um plano odontológico que inclua manutenções, ajustes e até substituição de prótese, se necessário.
Além disso, nem sempre o plano mais em conta será o mais vantajoso para você. Um dos pontos necessários de observar na hora de contratar um convênio odontológico é verificar quem são os dentistas credenciados e onde eles atendem. Caso você precise se deslocar muito ou tiver dificuldade para marcar consultas, o custo-benefício pode se perder.
Não deixe de fazer uma pesquisa básica se o plano conta com profissionais especializados em prótese dentária, aproveite para ler as avaliações, peça indicações e converse, se possível, com quem já utiliza o convênio.
Outros pontos importantes de observar ao contratar um plano com foco em prótese dentária:
- Cobertura para prótese – é primordial saber se o plano inclui confecção e manutenção de próteses, tanto fixas quanto removíveis;
- Tipo de prótese coberta – algumas operadoras não oferecem cobertura para todos os tipos de próteses, então é importante confirmar o que está incluso;
- Carência – é comum os planos exigirem um período mínimo de carência antes de liberar procedimentos mais complexos. Portanto, tente saber com antecedência para não ter frustrações;
- Materiais utilizados – se conseguir a informação dos tipos de materiais utilizados na confecção das próteses é importante, visto que pode impactar na durabilidade e conforto;
- Manutenção e ajustes – é fundamental que os planos ofereçam cobertura para eventuais reparos, ajustes ou substituições, uma vez que as próteses exigem acompanhamento.
Embora as pessoas associam qualquer tipo de tratamento dentário como um investimento alto, é importante ressaltar que há inúmeras possibilidades no mercado para os cuidados com a saúde bucal sem comprometer parte do seu orçamento. O BB Dental Prótese, da Brasildental, uma empresa BB Seguro, é um exemplo.
Assim como todos os outros planos odontológicos da Brasildental, o BB Dental Prótese é uma opção acessível e de qualidade para quem está buscando uma prótese dentária.
Conheça os tipos de prótese dentária oferecidos pelo BB Dental Prótese
Como falamos até aqui, a prótese dentária pode ser a solução para sanar a ausência parcial ou total dos dentes. Por isso, há alguns tipos disponíveis, de acordo com a necessidade de cada pessoa. Vamos falar um pouco mais a seguir.
- Prótese dentária total: também é conhecida como dentadura e são removíveis por completo.
- Prótese parcial removível: é indicada para pacientes que ainda têm alguns dentes na boca. Essa prótese funciona por meio de uma estrutura metálica com grampos que ficam retidos nos dentes restantes.
- Prótese fixa: é utilizada para substituir um ou mais dentes faltosos. Para isso, é necessário fazer o desgaste dos dentes subjacentes que serão usados como suporte dessa prótese.
- Coroa dentária: é outro tipo de prótese que é indicada para pacientes que precisam repor apenas um dente. Geralmente são feitas de resina ou porcelana e são divididas em dois tipos: parciais ou totais.
As parciais são utilizadas quando o dente foi danificado, seja por uma cárie ou algum tipo de fratura, mas ainda pode ser restaurado.
Já a coroa total fica sobre o dente que sofreu algum dano, sendo uma peça única. Em alguns casos é preciso realizar o canal para retirar a parte interna da raiz, sendo preenchida para fixação da coroa. Vale lembrar que não se trata de um implante.
Além de todos esses tipos de prótese dentária, quem contrata o BB Dental Prótese tem acesso a uma cobertura abrangente de atendimentos, devido à ampla presença em território nacional com cerca de 31 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,6 mil municípios.
Todos os planos da Brasildental, uma empresa BB Seguros, contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias.
Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, tratamento de canal e gengiva, bem como limpezas periódicas e restaurações.