Como um plano odontológico pode melhorar a autoestima
O cuidado com a autoestima é fundamental para vivermos de uma forma mais leve, segura e feliz. Essa jornada pode começar nos detalhes que nos fazem nos sentirmos bem de verdade, como iniciar uma atividade física que faz bem para o corpo e a mente, ao adotar um novo corte de cabelo para renovar o visual e a confiança, ou ainda investir no cuidado do seu sorriso – que é, muitas vezes, nosso cartão de visita para o mundo. E, nesse cenário, o plano odontológico tem sido um verdadeiro aliado, especialmente com os avanços dos tratamentos estéticos, hoje se torna mais real a conquista de um sorriso harmônico, saudável e bonito, contribuindo para elevar a nossa autoestima, transformando até a forma como nos enxergamos e nos apresentamos para nossas relações pessoais.
Entendendo a autoestima e seus impactos na saúde mental
De acordo com o artigo “Estado do conhecimento: autoestima, impacto na saúde mental”, da Universidade de Uberaba, a autoestima é tudo aquilo que se pensa e sente em relação a si mesmo. Trata-se de uma análise de nossas crenças, valores, qualidades e defeitos. Pode-se dizer que a capacidade de se sentir feliz e estabelecer boas relações com os outros, depende dessa percepção que cada um tem de si mesmo.
Por outro lado, a baixa autoestima pode privar uma pessoa de uma série de experiências que a levaria a um bem-estar e um desenvolvimento saudável. Ainda segundo o artigo, vários sintomas de depressão são explicados pela baixa autoestima, o que mostra a sua influência na saúde mental, especialmente quando falamos de comparação social que resulta em níveis de afeto negativo.
Por isso, a autoestima é a base que sustenta relações mais leves, saudáveis e verdadeiras, porque quem se sente seguro de si consegue dar e receber amor, respeito e admiração.
Qual a relação entre autoestima e plano odontológico?
O plano odontológico tem como objetivo cuidar da nossa saúde bucal e ao mantermos os dentes saudáveis, estamos garantindo um sorriso bonito.
O sorriso, por sua vez, está intrinsicamente ligado a autoestima, visto que ele influencia a forma como a pessoa se sente e se apresenta para o mundo. Ao contrário de quando ele está comprometido, devido a cáries, dentes tortos ou a falta deles, que gera vergonha, insegurança, baixa autoestima e até isolamento social.
Por isso, cada vez mais as pessoas têm buscado por tratamentos estéticos a fim de deixar os dentes saudáveis e um sorriso bonito. Segundo o Censo da Odontologia realizado pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO) e a Associação Brasileira da Indústria de Dispositivos Médicos (ABIMO), 68% dos brasileiros visitaram um cirurgião-dentista no último ano, sendo que os procedimentos estéticos, que incluem ortodontia e tratamento de estética dentária, como clareamento ou faceta de porcelana, são praticados por 86% dos entrevistados.
Nesse sentido, o plano odontológico facilita o acesso a consultas, tratamentos estéticos e procedimentos restauradores – dependendo da proposta até atendimento ortodôntico é oferecido. Ou seja, o plano torna o cuidado com o sorriso mais acessível e regular, refletindo diretamente na autoestima e na saúde mental da pessoa.
Para além da estética…
Que um sorriso bonito está totalmente atrelado a autoestima das pessoas a gente já sabe, mas um plano odontológico vai muito além da estética.
Ao contratar esse serviço, a pessoa consegue manter a saúde bucal em dia, prevenindo doenças que poderiam afetar não só o físico, mas também a autoconfiança. Afinal, ninguém se sente confortável em sorrir livremente se está com alguma dor na boca ou com mau hálito – condição que afeta 30% da população brasileira, segundo a Associação Brasileira de Halitose.
Além disso, investir apenas no tratamento estético sem considerar a funcionalidade da boca fará com que a autoestima não dure por muito tempo, visto que o problema pode voltar no futuro ainda mais complexo.
O plano odontológico pode auxiliar nesse sentido com procedimentos de implantes para substituir os dentes que foram perdidos, o que vai ajudar numa boa mastigação, por exemplo. Como também no tratamento de cáries e doenças periodontais que se tratadas corretamente, contribuem para o funcionamento correto da boca.
Por fim, as próteses dentárias são alternativas para substituir a falta parcial ou total de dentes na boca com um custo mais acessível em relação ao implante.
Escolha o melhor plano odontológico
Agora que você sabe que um plano odontológico é mais do que um investimento em saúde – é um cuidado com a autoestima, com a qualidade de vida e com a forma como a pessoa se relaciona com o mundo, queremos lhe convidar para conhecer a Brasildental, uma empresa BB Seguros que comercializa planos odontológicos tanto para pessoas físicas quanto jurídicas.
Sob a marca BB dental, o nosso principal compromisso é oferecer opções de acompanhamento completo e de confiança, que atendam ou antecipem as necessidades dos pacientes.
Os nossos planos permitem que você faça todos os check ups, avaliações e exames necessários para garantir um sorriso saudável e bonito, impactando diretamente na sua autoestima. Confira a seguir as nossas opções:
A nossa rede credenciada conta com mais de 31 mil dentistas cadastrados e mais de 2.600 municípios atendidos, marcando a nossa presença em todo território nacional. Vale destacar que são profissionais qualificados e especializados, garantindo que os pacientes possam usufruir de serviços de alta qualidade e expertise, o que contribui para resultados mais eficazes.
Além disso, o paciente é contemplado com um aplicativo exclusivo, descontos em farmácias credenciadas e toda garantia de qualidade e segurança nos procedimentos realizados. E o melhor, a um custo que cabe no seu bolso, apenas R$ 45,60 mensais com redução de carências ou R$ 547,20 anual, com zero de carência.
Todos os planos da Brasildental contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.

