Por que de 6 em 6 meses? Entenda tudo sobre a limpeza dental
Todo mundo tem na ponta da língua que precisamos visitar o dentista a cada seis meses para fazer uma limpeza dental, não é verdade? Mas você sabe dizer por que o retorno deve acontecer dentro desse período? Será que determinados grupos de pessoas precisam voltar antes? Se você também possui essas dúvidas, te convidamos a continuar acompanhando este artigo onde falaremos justamente sobre o quanto é importante realizar a manutenção da higiene da boca.
A consciência com a saúde bucal tem aumentado nos últimos tempos, e as pessoas estão mais preocupadas em manter a limpeza dental em dia. Embora a escovação e o uso do fio dental sejam recomendados diariamente, ainda assim, a visita ao dentista se faz necessária de tempos em tempos para uma higienização profissional.
Geralmente, o tempo de 6 em 6 meses é recomendado por ser um período em que o acúmulo de tártaro e placas bacterianas na boca não é tão grande. Sem contar que, ao garantir a visita ao dentista, ainda é possível realizar uma avaliação profissional para identificar precocemente alguma enfermidade, tornando possível tratá-la antes de se agravar.
Há pessoas que precisam voltar em um prazo mais curto, geralmente de três a quatro meses. Trata-se do paciente que tem maior propensão ao acúmulo de tártaro ou alguma doença periodontal. Nestes casos, o acompanhamento profissional deve seguir bem de perto.
O que é uma limpeza dental profissional?
A limpeza dental também é conhecida como profilaxia odontológica, que significa a higienização dos dentes realizada por um profissional. Além de trazer um aspecto estético mais agradável, a limpeza dental tem o objetivo de prevenir possíveis doenças bucais, como a gengivite, as cáries, entre outras.
O procedimento prevê a remoção de tártaros, placas bacterianas e manchas, podendo ser complementado com procedimentos como raspagem, polimento e, se necessário, até restaurações.
Quais doenças são evitadas com a limpeza dental?
Como citamos anteriormente, algumas doenças podem surgir se o paciente for postergando a limpeza dental.
A gengivite é a primeira delas, visto que a inflamação da gengiva se dá por conta do acúmulo de bactérias próximas à região. Alguns sintomas são vermelhidão, inchaço, dor e até sangramento espontâneo.
Além disso, o tártaro, quando não tratado, se agrava de forma exponencial, dificultando a higienização diária do paciente, com isso, o tártaro continua se espalhando pela boca. Se ficar fora do controle, corre-se o risco de atingir a raiz do dente e destruir o osso, o que pode levar à perda dental.
Por fim, as cáries são doenças que podem ser identificadas durante uma limpeza dental que, se negligenciadas, evoluem para um canal, que pode custar até o dobro do preço de uma profilaxia. Portanto, além de manter a boca mais saudável, esse procedimento ainda contribui para o seu bolso.
Vale ressaltar que a limpeza dental é diferente da escovação e uso do fio dental diário, embora eles sejam fundamentais para a remoção da placa. A limpeza profissional vai além, removendo tártaro e fazendo uma limpeza mais profunda, alcançando áreas difíceis de serem acessadas em casa.
A limpeza dental está inclusa em planos odontológicos?
A limpeza dental é um procedimento que deve ser oferecido pelos planos odontológicos, segundo a ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) – existe uma cartilha de todos os tratamentos mínimos que devem ser cobertos pelos convênios dentários.
Se você ainda não tem um plano odontológico, precisa conhecer as opções que a Brasildental oferece. Somos uma empresa BB Seguros e contamos com uma variedade de planos para atender às suas necessidades.
Todas as nossas opções valorizam a prevenção e a manutenção da saúde da boca, contribuindo para que sua saúde bucal fique em dia. Alguns dos benefícios de se optar pela Brasildental:
- Cobertura abrangente
Os planos abrangem uma ampla gama de serviços, desde consultas de rotina e limpezas até procedimentos mais complexos, como tratamento de canal e restaurações.
- Rede de dentistas credenciados
Os segurados podem escolher entre uma rede de dentistas credenciados, garantindo que tenham acesso a profissionais qualificados e experientes.
- Atendimento de qualidade
Os planos de saúde dental da Brasildental são projetados para oferecer atendimento de qualidade, promovendo a saúde bucal dos segurados de maneira acessível e eficaz.
Saiba mais
Nosso compromisso é oferecer planos completos e de confiança, que vão atender ou antecipar as necessidades dos nossos clientes. Desta forma, estamos presentes em todo território nacional, com cerca de 27 mil dentistas credenciados em mais de 2,4 mil e quatrocentos municípios.
A Brasildental conta com diferentes planos odontológicos para que você possa escolher o que melhor atende às suas necessidades. Dentre eles temos:
- Dental Junior – destinado para crianças, pré-adolescentes e adolescentes de 0 a 18 anos
- Dental Essência – indicado para qualquer fase da vida
- Dental Orto – que inclui colocação e manutenção de aparelho
- Dental Prótese – que inclui prótese parcial fixa ou removível, prótese total e coroas unitárias
- Dental Social – que permite a uma criança em situação de vulnerabilidade o acesso aos mesmos procedimentos desprendidos a você
Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do sito, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Clique aqui e conheça já os nossos serviços planos sob medida da Brasildental e garanta a sua saúde bucal, da sua família ou da sua empresa.
Lembre-se, um plano de saúde dental não apenas incentiva a prevenção e os cuidados regulares, mas também ajuda a evitar problemas bucais mais graves e custosos no futuro. Ao investir na saúde bucal desde cedo, você pode desfrutar dos benefícios econômicos e de saúde a longo prazo, enquanto mantém sorrisos saudáveis e felizes.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!