Lesões na boca: causas e tratamento
Bolhas, feridas avermelhadas e aftas são tipos de lesões que podem afetar nossa saúde bucal. Muitas vezes, os sintomas são parecidos, por isso, é importante conhecer os mais comuns, a fim de se busque o tratamento mais adequado. Lembrando sempre, que a prevenção é a melhor forma de manter a saúde em dia. Saúde, a gente sabe, começa pela boca.
Herpes labial – Conhecido popularmente como boqueira ou sapinho, é transmitido pela saliva ou contato com a pele. As lesões aparecem como pequenas bolhas nos lábios agrupadas como um buquê. As opções de tratamento incluem medicamentos e/ou pomadas.
Candidíase oral – A candidíase é caracterizada por lesões brancas que geralmente se formam na língua ou interior das bochechas, também podem se espalhar na garganta, gengiva, céu da boca e amígdalas. O tratamento pode variar entre medicamentos antifúngicos, mudanças na dieta e melhora da higiene bucal.
Doença mão-pé-boca (HFMD) – O vírus causador dessa enfermidade é comum em crianças, os sintomas clássicos, incluem lesões vermelhas dolorosas no interior das bochechas e na língua, manchas vermelhas nas mãos e nos pés, febre, dor de garganta e mal-estar geral. A infecção pelo vírusdura de sete a dez dias. Um anestésico oral tópico pode ajudar no alívio da dor, enquanto analgésicos podem suavizar o mal-estar.
Quando se trata de prevenir infecções e outras doenças bucais, manter a boca saudável é um bom começo, escove os dentes e use fio dental após cada refeição e lembre-se de agendar avaliações regulares com seu dentista. Para isso, conte com os planos da Brasildental e nossa ampla rede credenciada.
Fontes: Colgate e Sorrisologia.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde. Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!