Os incentivos fiscais para empresas que oferecem planos odontológicos
Oferecer serviços que cobrem custos com consultas odontológicas, exames e procedimentos bucais pode ser um diferencial para as empresas. Por ser uma maneira rápida e econômica de receber atendimento em diversos tipos de procedimentos, os planos odontológicos oferecidos aos colaboradores têm se tornado uma prática cada vez mais comum entre as empresas, não apenas por um compromisso com o bem-estar dos funcionários, mas também devido aos benefícios fiscais que essa ação pode gerar.
Isso porque, se sua instituição é adepta dos planos odontológicos para os funcionários, você pode deduzir esses gastos no imposto de renda de pessoa jurídica. No entanto, muitas empresas ainda não conhecem os incentivos fiscais disponíveis para quem investe nessa área da saúde.
-
Por que oferecer plano odontológico aos funcionários?
Para além de um benefício adicional, oferecer um plano odontológico aos funcionários é, na verdade, um investimento na saúde e no bem-estar da equipe no ambiente corporativo. Isto porque a saúde bucal está diretamente relacionada à saúde geral do funcionário, e a falta de cuidado em tal área pode resultar em baixo desempenho e até menor produtividade no trabalho.
E não para por aí: ao disponibilizar planos odontológicos, a empresa demonstra preocupação com o cuidado com seus colaboradores, criando um ambiente mais saudável e motivador. O que reflete, a longo prazo, também, na diminuição de faltas relacionadas a problemas de saúde e até na evasão de funcionários.
Ademais, os planos odontológicos trabalham em via de mão dupla: beneficia funcionários e também os empregadores, principalmente em relação às vantagens fiscais. As empresas que oferecem assistência odontológica podem descontar os custos relacionados ao plano no Imposto de Renda, além de negociar com operadoras de saúde planos mais acessíveis, como os corporativos.
E vale ressaltar que, além de ser um benefício muito valorizado pelos colaboradores, os planos odontológicos empresariais não incidem qualquer tipo de encargo trabalhista e são muito mais baratos do que os planos individuais. Ou seja, contratar um seguro adequado é a melhor forma de proteger e demonstrar cuidado com seus funcionários, além de otimizar os custos de forma eficiente, beneficiando todas as partes envolvidas.
-
Os principais incentivos fiscais disponíveis para empresas que oferecem planos odontológicos como benefício aos funcionários.
Um dos principais atrativos da oferta de planos odontológicos aos funcionários são os incentivos fiscais que ela proporciona ao empregador. Isso porque a legislação brasileira permite que as empresas que investem nesse benefício possam se beneficiar de descontos no Imposto de Renda: o valor pago para custear o plano odontológico dos colaboradores pode ser deduzido como despesa operacional, o que contribui para a redução da carga tributária.
Outro benefício fiscal para o empregador é a isenção de contribuições previdenciárias sobre os valores gastos com os planos. Ou seja, quando a empresa oferece assistência dentária como benefício aos funcionários, o valor pago não entra no cálculo da contribuição para a Previdência Social (INSS). Com isso, o empregador reduz seus custos e o empregado ainda tem acesso a um benefício de saúde sem que isso represente um aumento nas suas contribuições previdenciárias.
Além dos incentivos diretos já citados, há os indiretos em questão: as instituições que oferecem planos odontológicos também se beneficiam da otimização de recursos e de uma melhor imagem no mercado, fortalecendo cada vez mais a empresa.
-
Impactos positivos da oferta para as empresas
Além dos incentivos fiscais e da boa reputação, a oferta de assistência odontológica pode não só atrair, como reter talentos. Inseridas em um mercado cada vez mais competitivo, as empresas que oferecem benefícios de saúde podem largar na frente por ter um diferencial importante na atração e fidelização de bons profissionais, reduzindo a rotatividade e aumentando o engajamento no trabalho.
Com esse tipo de apoio, os colaboradores se sentem mais valorizados e tendem a ser mais leais e satisfeitos com as instituições. Além disso, há também melhoria na qualidade de vida do colaborador, gerando mais produtividade. Ou seja, oferecer planos de saúde também se torna uma forma de fortalecer o vínculo entre o funcionário e a empresa.
-
Mas qual plano escolher?
Para contratar um bom plano para seus funcionários, a primeira coisa que se deve fazer é uma pesquisa de preços e coberturas oferecidas para escolher o de melhor custo-benefício. E, atualmente, alguns dos melhores planos odontológicos do país são os da Brasildental, uma empresa BB Seguros, que é a opção ideal para você que deseja investir em saúde e bem-estar corporativo.
Com os planos BB Dental, você tem acesso aos melhores dentistas do mercado, além de contar com uma ampla presença em território nacional, com cerca de 31 mil profissionais credenciados para atender mais de 2,6 mil municípios, bem como um aplicativo exclusivo, descontos em farmácias credenciadas e toda garantia de qualidade e segurança nos procedimentos realizados.
Com variedade de planos para que você possa escolher aquele que melhor atende às suas necessidades, conheça já os serviços prestados e garanta a sua saúde bucal, da sua família e da sua empresa. Todos os planos contam com coberturas para aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias. Além disso, o plano cobre extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, bem como consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.