HPV e Saúde Bucal
A doença causada pelo vírus do papiloma humano (HPV) é uma afecção sexualmente transmissível bem comum, com taxa de infecção de cerca de 54,6% dentre os jovens de 16 a 25 anos no Brasil, de acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde. Geralmente, este vírus causa verrugas benignas. Mas, na maioria das vezes, as infecções por HPV permanecem indetectáveis e se curam sozinhas, sem quaisquer complicações. Entretanto, apesar de menos comum, é importante saber que há conexão entre um tipo específico de HPV no desenvolvimento de câncer bucal e oral.
As evidências sugerem fortemente que o HPV é predominantemente transmitido por contato sexual. Há suspeita de um aumento no sexo oral como a causa do aumento da prevalência da infecção pelo HPV, apesar de vários comportamentos sexuais parecem estar relacionados com a prevalência de HPV oral. O risco de infecção aumenta com um número crescente de vida ou parceiros sexuais recentes para qualquer tipo de comportamento sexual. Fumantes também estão em maior risco do que os não-fumantes, com fumantes pesados atuais em risco particularmente elevado.
O dentista tem o dever de alertar seus pacientes sobre os riscos de contração da doença e orientar sobre a prevenção. Geralmente o HPV se manifesta nas regiões posteriores da boca, na base da língua, parte posterior da garganta e em toda região das amígdalas. É muito importante prestar a atenção nas lesões que demoram muito ou que não cicatrizam. Se o paciente sente dores ao mastigar ou engolir, ronquidão, inchaço, caroço na boca, presença de bolinhas, dormência na boca ou nos lábios, é provável que algo esteja errado e o tratamento correto deve ser indicado o mais rápido possível. Portanto, conte com um plano de confiança da Brasildental para ter acesso a uma ampla rede credenciada para cuidar da sua saúde bucal.
Fontes: Surya Dental, Colgate e Benatti Odontologia
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!