Entenda o que é o cisto dentígero
Também chamado de cisto folicular, esse cisto geralmente está associado a coroa de um dente permanente, na maioria das vezes, acomete os dentes do siso inferiores. Ele ocorre quando há acúmulo de líquido entre as estruturas de formação do dente não erupcionado como o tecido do esmalte do dente e a coroa, que é a parte do dente que fica exposta na boca.
O cisto dentígero normalmente é pequeno, assintomático e só é diagnosticado em exames radiográficos de rotina. No entanto, se houver aumento do tamanho pode causar sintomas como: dor, sendo indicativo de processo infeccioso; inchaço local; dormência ou formigamento; deslocamento de dentes e deformidade no rosto. O diagnóstico do cisto dentígero é feito através do raio X, mas esse exame nem sempre é suficiente para concluir o diagnóstico, pois na radiografia as características do cisto são semelhantes a outras doenças, como o ceratocisto e o ameloblastoma, por exemplo, que é um tumor que cresce nos ossos e da boca e provoca sintomas quando é muito grande.
O tratamento para o cisto dentígero é cirúrgico e pode ser através da enucleação ou marsupialização, que é escolhido pelo dentista dependendo da idade da pessoa e tamanho da lesão. Como em todos os tipos de procedimentos cirúrgicos associados aos dentes do siso e à remoção de tecido ósseo, o período de cicatrização pode variar de uma semana a alguns meses, dependendo da gravidade e do tamanho do cisto. Geralmente é necessário apenas um procedimento, com consultas pós-cirúrgicas. Podem ser feitos exames odontológicos de imagem para monitorar a evolução da cicatrização e o cirurgião pode sugerir o uso de um enxaguante bucal para eliminar os germes.
É importante poder contar com um plano dental, para poder realizar os procedimentos de forma segura e com profissionais especializados. A Brasildental está pronta para atender suas necessidades com planos completos, o seu sorriso é nossa prioridade.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!