Entenda o que é contato prematuro e suas consequências
O contato prematuro ocorre quando a restauração, seja por canal, obturação ou coroa, fica mais alta que o dente original, fazendo com que ele toque no outro dente antes dos demais, causando sobrecarga funcional. Pode ter origem patogênica ou fisiológica e na maioria dos quadros clínicos, há manifestação de complicações oclusais como a DTM. O problema influencia diretamente na nossa saúde bucal, incorrendo em risco de desalinhamento dos dentes, má oclusão, alteração na função mastigatória e fonética, perda de restaurações e até mesmo do dente.
O tratamento para o contato prematuro se dá através do ajuste oclusal, que consiste na localização dos pontos de contato prematuro e removê-los, “lixando-os” levemente, permitindo assim que a mandíbula assuma sua posição mais adequada e com a musculatura equilibrada. No adulto esta técnica aumenta o conforto muscular e a eficiência da mastigação, bem como previne e soluciona problemas periodontais.
Os casos de contato prematuro podem sobrecarregar um ou mais dentes abalando a estrutura de suporte, tornando o dente dolorido e com mobilidade. Enquanto na criança, além de todos estes benefícios, o ajuste oclusal é fundamental para a prevenção, pois ajuda a obter um funcionamento ideal da musculatura da boca que tem como consequência direta o bom desenvolvimento e crescimento dos ossos da face.
A realização do tratamento e diagnóstico do contato prematuro deve ser feito por um dentista especializado, por isso, ter acesso a um plano odontológico é mais que necessário. A Brasildental possui planos completos para toda família, com preços acessíveis e mais de 31 mil profissionais especializados nas mais diversas áreas da odontologia.
Fontes: Sorriso Saudável e UNICAMP.
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!