Edema gengival e suas causas
O inchaço na gengiva ou edema gengival pode ter como origem pequenos traumatismos ao escovar os dentes, alguma irritação relacionada a alimentação, entre outros fatores. Os casos em que há um aumento no volume da gengiva devido a uma agressão externa não implicam em qualquer preocupação relevante. No entanto, as gengivas inchadas podem ser um sinal de doença periodontal e/ou dentária, algumas delas potencialmente graves, como: gengivite, periodontite, cárie dentária, abcessos e pericoronarite do dente siso. Essas patologias responsáveis pelo endema gengival, se não forem tratadas corretamente e antecipadamente, podem evoluir e desencadear graves problemas nas gengivas e nos dentes.
O tratamento depende da causa, por isso é muito importante que o diagnóstico aconteça o mais rápido possível. Normalmente é usado medicamento anti-inflamatório para ajudar a desinflamar a gengiva, permitindo também aliviar a dor. Contudo, os anti-inflamatórios não permitem tratar definitivamente o problema nos casos em que existe alguma doença relacionada.
A prevenção do edema gengival poder ser feita através da escovação correta dos dentes e com uso do fio dental; não usar força na escovação; ter uma alimentação rica e variada em vitaminas; abandonar hábitos prejudiciais à saúde, como fumar; hidratar-se corretamente; dormir bem e visitar o dentista regularmente. Conte com a Brasildental para realizar as suas consultas com profissionais especializados e planos que cabem no seu bolso.
Fontes: Saude Bem Estar
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!