Diabetes x saúde dental
Segundo o Ministério da Saúde, Diabetes é uma doença causada pela produção insuficiente ou má absorção de insulina, hormônio que regula a glicose no sangue e garante energia para o organismo.
Mas, será que a doença pode influenciar na saúde bucal? A resposta é sim. O diabético tem a circulação sanguínea dificultada nos tecidos da boca e a produção de saliva sofre uma redução. Podem surgir problemas sérios, como gengivite, doença periodontal, mau hálito e xerostomia (boca seca) .
As recomendações são que o paciente faça visitas regulares ao dentista (de seis em seis meses), além de informar que é diabético e quais as medicações utiliza. É importante ficar atento aos cuidados especiais para os dias de tratamento dentário:
- Fazer glicemia capilar antes, durante (se durar mais de uma hora) e após o atendimento, caso faça uso de insulinas.
- No caso da glicemia estar abaixo que 100 mg/dl antes de iniciar o tratamento, coma 15 gramas de carboidratos. Pode ser uma barra de cereal, um copo de suco de frutas ou meio pão francês;
- Para tratamentos como limpeza de tártaro, cáries ou procedimentos em que não seja necessário “abrir” a gengiva, você pode e deve fazê-lo o quanto antes, pois isto irá ajudar no controle da sua glicemia.
- Os procedimentos que exigirem cirurgia na gengiva devem ser acompanhados de monitorização glicêmica rigorosa e, se possível, devem ser adiados até o bom controle do diabetes.