Dentes alinhados vão além da estética: veja os benefícios para a saúde bucal
É muito comum que ao falarmos em dentes alinhados haja uma associação direta com a estética do sorriso. No entanto, manter os dentes na posição correta vai muito além da aparência. Um alinhamento adequado impacta diretamente na mastigação, na fala, na respiração e até na prevenção de doenças bucais.
Por isso, ter dentes alinhados é muito além de um sorriso bonito, é uma forma de cuidar da saúde como um todo. Neste artigo vamos explorar mais sobre os benefícios de manter a dentição correta e quando é o momento de recorrer ao aparelho ortodôntico.
Dentes alinhados é muito mais que estética
É claro que um sorriso bonito e dentes alinhados é o que todo mundo gostaria de ter, especialmente por conta dos impactos na autoestima, mas além da estética, ter os dentes corretos na boca pode evitar uma série de problemas, como:
- Mastigação incorreta
Quando os dentes não se encaixam da forma ideal, a mastigação se torna ineficiente. Isso faz com que os alimentos não sejam triturados adequadamente, sobrecarregando o sistema digestivo e podendo causar dores musculares na mandíbula, tensão facial e até dores de cabeça.
- Desgaste e sobrecarga dos dentes
Dentes tortos ou cruzados podem gerar desgaste desigual do esmalte dentário. Em alguns casos, há até fraturas ou retrações gengivais, já que a força da mordida é distribuída de forma incorreta.
- Dificuldades na fala
Certas posições incorretas dos dentes interferem na articulação dos sons, provocando pequenas alterações na fala, como sibilos ou dificuldade em pronunciar determinadas palavras.
- Respiração bucal
O desalinhamento, especialmente associado a problemas na mordida e no posicionamento da arcada, pode contribuir para a respiração pela boca, o que resseca os tecidos, favorece infecções respiratórias e até altera o crescimento facial em crianças.
- Acúmulo de placa e doenças bucais
Dentes desalinhados dificultam a higienização, criando espaços onde a escova e o fio dental não alcançam com facilidade. Isso favorece o acúmulo de placa bacteriana, aumentando o risco de cáries, tártaro e gengivite.
- Impacto na autoestima
Por fim, há o aspecto emocional. Um sorriso desalinhado pode gerar insegurança e baixa autoestima, influenciando nas relações pessoais e profissionais.
Quando procurar tratamento para deixar os dentes alinhados?
A dúvida é quando é o momento certo para iniciar o tratamento ortodôntico? Embora nunca seja tarde para tratar o alinhamento da arcada dentária, ainda assim, quanto antes, melhor.
Se a falta de dentes alinhados for detectado ainda na infância, por volta dos 6 ou 7 anos, já é possível que um profissional especializado em ortodontia identifique se há problemas de mordida ou espaços entre um dente e outro.
Só ele tem a capacidade de avaliar a necessidade do uso de aparelhos funcionais, ou seja, que vão ajudar a guiar o crescimento ósseo e prevenir desalinhamentos mais sérios no futuro.
Caso esse período passe sem uma atenção especial de um profissional, muitas vezes por falta de conhecimento e entendimento da importância que é ter um acompanhamento desde a infância, a fase da adolescência, entre 11 e 15 anos, é o momento da vida em que o uso do aparelho fixo costuma ser mais comum.
Nessa fase, o tratamento é tão importante quanto na infância, porque o crescimento ósseo ainda não está completamente finalizado, o que torna o cuidado mais rápido e com maior eficácia.
Digamos que é o momento perfeito para corrigir o posicionamento dos dentes, visto que praticamente todos eles já nasceram, e harmonizar a mordida, evitando problemas futuros.
Ainda assim, nós sabemos que muitos adultos não tiveram a oportunidade de alinhar os dentes na infância, já que o uso de aparelhos sempre foi considerado um investimento alto e de longo prazo, entretanto, hoje em dia é bem comum que essa faixa etária procure por um especialista para corrigir e deixar os dentes alinhados.
No mercado há uma variedade de aparelhos que são discretos e confortáveis, como os alinhadores invisíveis e os estéticos, que além de melhorarem o sorriso, deixando os dentes mais alinhados, ainda proporcionam benefícios funcionais e de saúde bucal.
Afinal, a ortodontia preventiva é a melhor forma de evitar problemas futuros. Como vimos, ao fazer o acompanhamento ainda na infância é possível intervir e fazer ajustes antes que se torne algo mais complexo.
Além de reduzir o tempo de tratamento, o custo é menor e a garantia do desenvolvimento de dentes alinhados e saudáveis.
Cuide dos seus dentes com quem entende
Para ter dentes alinhados, o acompanhamento de um especialista em ortodontia é fundamental e isso deve acontecer em todas as faixas etárias. Por isso, contar com planos odontológicos pode ser a solução para que o tratamento seja seguro, tenha eficácia e apresente um bom custo/benefício.
Os planos da Brasildental, uma empresa BB Seguros, são uma excelente oportunidade para quem quer cuidar da saúde bucal e manter os dentes alinhados. Nós contamos com um convênio específico para o tratamento ortodôntico: o BB Dental Orto.
O plano cobre, além da colocação e manutenção de aparelho, a aplicação de flúor e selantes, emergência e urgência, orientação de higiene bucal, cirurgia e radiografias, bem como extração de dentes do siso, próteses simples e tratamento de canal e gengiva, assim como, consulta com especialistas, limpezas periódicas e restaurações.
Agora se você está pensando na saúde dental do seu filho, convidamos conhecer o BB Dental Júnior. Um plano pensado para o tratamento preventivo de crianças e adolescentes que merecem um futuro sem preocupações com a saúde bucal, através de um acompanhamento de perto de um profissional.
Aqui, prezamos por contribuir com uma melhor qualidade de vida e esse bem-estar depende de uma boca saudável e a pessoa satisfeita com o seu sorriso.
A Brasildental está presente em todo território nacional, com cerca de 31 mil dentistas credenciados e mais de 2.600 municípios atendidos para que você tenha um atendimento de qualidade onde quer que esteja.
Garantimos a qualidade dos nossos atendimentos, porque todos os tratamentos são realizados por profissionais credenciados e são verificados por dentistas da área de gestão de qualidade, assegurando a excelência do serviço prestado e a garantia de um tratamento perfeito.

