Afinal, o que é perda óssea dentária?
Dividido entre coroa e raiz, o dente se estrutura com base no osso que o constitui. A perda óssea é justamente o desgaste desse osso base (osso alveolar), um problema que atinge principalmente os idosos.
Mas isso não significa que não possa atingir os mais jovens. A perda de um ou mais dentes também pode ser a causa do comprometimento do equilíbrio das estruturas ósseas, definido por formação e reabsorção óssea. Isso porque o dente é um órgão dinâmico e uma falha pode causar defeitos na altura ou espessura dos processos alveolares, da mandíbula ou da maxila, afetando a região bucal como um todo.
Além disso, é preciso ter atenção na evolução da periodontite, causada pela má higienização da boca, que ataca o conjunto de tecidos que sustentam e nutrem o dente, chamado periodonto, o que também pode causar a perda óssea.
As opções de tratamento variam bastante de acordo com o grau da perda óssea, em perdas menores, é possível fazer a descontaminação do local e acompanhamento clínico e radiográfico. Já nas situações em que os defeitos ósseos comprometem a sustentação do dente, é preciso realizar a recuperação do osso, formado por cemento e ligamento periodontal.
Mas, não se preocupe, é possível evitar o desgaste ósseo através de cuidados simples, como a escovação correta e acompanhamento profissional. Por isso, é importante contar com o apoio de um plano odontológico completo. É aí que a Brasidental entra, com seus planos para toda a família com mais de 31 mil profissionais credenciados e preços acessíveis.
Fontes: Odonto Company, Sorrisologia, Benatti Odontologia
Os artigos publicados em nosso blog têm o intuito de mostrar a importância da saúde bucal. O conteúdo não substitui a orientação dos dentistas ou demais profissionais de saúde.
Quer receber conteúdos exclusivos sobre Saúde Bucal? Cadastre-se aqui e aproveite!